Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unicamp_logoA primeira fase do Vestibular 2011 da Unicamp, realizada neste domingo (21), foi marcada pela absoluta tranquilidade. De acordo com o coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), Renato Pedrosa, não foram registradas quaisquer ocorrências relevantes nas 24 cidades brasileiras onde a prova foi aplicada. “Tivemos apenas situações típicas do Vestibular, como o atraso de alguns candidatos. No mais, correu tudo muito bem”, avaliou. A taxa geral de abstenção, de 6,86%, também foi considerada normal por ele. “Historicamente, esse índice costuma variar de 5% a 7%”, acrescentou.
Segundo Renato Pedrosa, coordenador executivo da Comvest, exame transcorreu sem qualquer contratempo Este ano, o Vestibular da Unicamp apresentou duas novidades em sua primeira fase. Na prova de redação, os vestibulandos foram solicitados a produzir três textos de gêneros diversos. Em um deles, foi pedido que os candidatos comentassem o resultado de uma pesquisa desenvolvida pela MTV sobre os valores da juventude, por meio do espaço “fale conosco”. A outra inovação foi a substituição das 12 tradicionais questões dissertativas de conhecimentos gerais por 48 de múltipla escolha. “O objetivo dessas alterações é fazer com que o estudante produza, na redação, textos mais focados. Em relação à prova de múltipla escolha, a ideia não é avaliar apenas o nível de conhecimento do candidato, mas também as suas habilidades de leitura e compreensão”, explicou Pedrosa.

Familiares dos vestibulandos aguardaram com ansiedade o final das provas Uma das preocupações da Universidade, segundo ele, foi dosar o nível de dificuldade das questões. Sobre a notícia de que alguns candidatos teriam deixado os locais de prova afirmando que consideraram o exame “fácil”, Pedrosa disse que isso talvez tenha relação com o nível de ansiedade dos vestibulandos em relação às mudanças efetivadas este ano. “Quando eles viram as provas, perceberam que ela não era nenhum bicho de sete cabeças”, arriscou. O coordenador executivo da Comvest lembrou que a segunda fase do Vestibular, que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2011, terá apenas questões dissertativas.

Elas versarão sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Artes, Língua Inglesa e Ciências da Natureza. A Comvest vai divulgar o gabarito das questões até terça-feira e a expectativa da banca de redação até sexta-feira. E a lista dos candidatos aprovados na primeira fase no dia e os locais de exame da segunda fase no dia 20 de dezembro. Serão convocados para a próxima etapa aqueles que obtiverem nota igual ou superior a 54 pontos, em número mínimo de três e máximo de oito vezes à quantidade de vagas do curso escolhido em primeira opção. As informações poderão ser conferidas no site da Comvest.

Índice de abstenção

Provas da primeira fase

Comunicação Social
Unicamp

Leia mais:

53 mil fizeram a 1ª fase da Unicamp

Comvest divulga gabarito das questões da primeira fase do Vestibular Unicamp 2011