Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
feevale logA pesquisa Educação Integral entre práticas de educação escolar e não escolar. Perspectivas de formação humana e desenvolvimento social, liderada pela professora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale, Dinora Tereza Zucchetti, é uma investigação interinstitucional entre a Instituição e a Universidade de Coimbra, de Portugal, por meio de sua Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
O estudo tem o objetivo de construir conceitos alternativos de educação integral, a partir de práticas que conjugam a educação escolar e práticas socioeducativas nas perspectivas da formação integral e do desenvolvimento social.

Neste contexto, a investigação objetiva compreender a formação integral no âmbito da dinâmica do desenvolvimento social, tendo como foco de estudo instituições educativas, todas com as séries finais do Ensino Fundamental, de quatro municípios do estado do Rio Grande do Sul: Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Grin, de Novo Hamburgo; Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Cândido Xavier, de São Leopoldo; Escola Estadual de Educação Básica Neusa Mari Pacheco, de Canela; Escola Municipal de Ensino Fundamental CIEP Cristo Rei, de Erechim. A partir de dados quantitativos e qualitativos, o estudo, nesta primeira fase, pesquisa a realidade brasileira, e na segunda fase, investigará a realidade de Portugal, a fim de compreender como a educação integral funciona no Brasil e como Portugal oferece o ensino a partir das condições materiais do país.