Notícias do Campus

Um portal que reúne livros em formato digital, oferecendo aos internautas acesso livre a centenas de títulos com temáticas que interligam comunicação, informação, saúde pública e ciências sociais. Um acervo online que seleciona, organiza e disponibiliza obras que colaborem para o fortalecimento da ciência e do pensamento social no Brasil — e que possam ser compartilhadas, debatidas e lidas livremente, de forma gratuita. Assim é a Porto Livre, plataforma de livros em acesso aberto que será lançada pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz, na próxima quarta-feira (23/10), às 9h30.

A Unaerp destacou-se entre as melhores instituições de ensino superior em avaliações nacionais divulgadas recentemente. O RUF 2019 - Ranking Universitário Folha - classificou a Unaerp como a 7ª melhor universidade particular de São Paulo e a 20ª do País entre 92 avaliadas. Já no Guia da Faculdade, do Instituto Quero Educação e Estadão, a Universidade teve 27 cursos dos campi de Guarujá e Ribeirão Preto estrelados com 4 (muito bom) e 3 (bom) estrelas. 

UFSCar logoFotos históricas, boa música e emoção nos olhos de quem falou e de quem ouviu. Estes foram alguns dos ingredientes presentes na cerimônia que marcou a abertura das comemorações dos 50 anos da UFSCar. Logo no início da cerimônia, os presentes cantaram o Hino Nacional, viram manchetes de jornais e fotos dos primeiros anos da UFSCar. Em seguida foram apresentados o selo comemorativo, vinheta, e site das comemorações dos 50 anos. Foi também apresentado o slogan das comemorações:

feevale logA pesquisa Educação Integral entre práticas de educação escolar e não escolar. Perspectivas de formação humana e desenvolvimento social, liderada pela professora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale, Dinora Tereza Zucchetti, é uma investigação interinstitucional entre a Instituição e a Universidade de Coimbra, de Portugal, por meio de sua Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

Aluno do curso de Psicologia da Unoeste, Gustavo Carrara Silva, ao falar de intercâmbio feito na Universidade de Santiago de Compostela (USC), faz uma leitura interessante sobre relações e comportamento das pessoas diante de choques de culturas. Para ele, o ser humano se define e define o outro, parcialmente, por meio do contraste. Sendo assim, “durante o intercâmbio é fundamental suspender, ainda que não imediatamente abandonar, os nossos próprios pressupostos culturais, porque o choque do contraste deixa de ser traumatizante e passa a ser pedagógico”. 

Conhecer pessoas e ter a oportunidade de viver uma experiência diferente de empreendedorismo e inovação era o objetivo, mas o resultado foi muito além: a Be.Benefits, startup criada por estudantes e egressos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do campus da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, foi uma das vencedoras da competição The Global Startup Weekend - Sustainable Revolution (https://global-sustainable-revolution.com), ficando entre os cinco melhores projetos dos mais de 500 apresentados em edições que aconteceram em 52 cidades de 28 países, incluindo São Carlos, onde a trajetória de sucesso da empresa começou. 

Interessada em intercâmbio num país de língua portuguesa, a estudante italiana Giorgia Caddeo veio para o Brasil por ter escolhido a Unoeste dentre as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Medicina Veterinária, após consultas feitas pela internet. A motivação da escolha recaiu na qualidade de ensino com a oferta de práticas clínica e hospitalar, já que tem a pretensão de vir a atuar profissionalmente com cirurgia ou clínica de pequenos animais. 

Considerada a união entre a boa pesquisa científica e a prática clínica, a medicina baseada em evidências (MBE) cresce no país, mas precisa ser mais divulgada nos cursos da área da saúde. O ensino adequado de MBE é um elemento fundamental para cuidados coerentes e fundamentados nas evidências científicas, segundo especialistas reunidos recentemente no curso Ensinando Medicina Baseada em Evidências, na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), no RJ, promovido em parceria com a Universidade de Oxford. 

fumatoreO Brasil tem motivos para comemorar. A divulgação do Relatório Global de Controle do Tabaco 2019 da Organização Mundial de Saúde, que aconteceu nesta sexta, 26, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, revelou que o Brasil é o segundo país a concretizar integralmente todas as intervenções para o controle do tabaco no seu mais alto nível de realização das metas. “O Brasil implementou políticas públicas nos seis componentes estabelecidos no relatório da OMS.

Foi preciso percorrer 6.582 quilômetros por mais de 5,7 mil horas para que os 69 carros autônomos dos melhores laboratórios de pesquisa do mundo concluíssem uma competição inédita. São quilômetros mais do que suficientes para cruzar, de carro, a distância que separa o Oiapoque, no extremo norte do Brasil, do Chuí, no extremo sul. A questão é que esses carros não alcançaram a façanha enfrentando estradas pavimentadas ou de terra, mas usando uma plataforma virtual que simula percursos, o Car Learning to Act (CARLA)

Alunos do curso de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica da UFRJ embarcaram para Bolívia, local onde será realizada a edição anual do Petrobowl Regional Qualifiers, no dia 25 de maio. Após conquistar o título nacional, no Rio, a equipe PetroTeam UFRJ chega a Santa Cruz de La Sierra com objetivo de buscar o quarto título seguido da competição e vaga para o mundial, em setembro, no Canadá. Organizado pela Society of Petroleum Engineers (SPE), o Petrobowl funciona no estilo ‘quiz de conhecimento’.

O professor Tiago Pereira, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foi selecionado para receber até R$ 1 milhão do Serrapilheira, instituto privado de fomento à ciência brasileira. Os recursos serão aplicados para desenvolver uma teoria matemática capaz de descrever comportamentos em sistemas dinâmicos não-lineares tais como o cérebro, as redes sociais e os sensores de cidades inteligentes. “Nós entendemos relativamente bem o que acontece quando um sistema está isolado.

unoeste logoMais de 50 alunos do projeto “Cavalo Amigo” participaram de atividades proporcionadas pelo curso de Medicina Veterinária da Unoeste, realizadas na tarde de sábado (18), no tatersal do Recinto de Exposições José Cardoso de Pádua, em Taciba. A ação acadêmica de extensão teve tripla finalidade: a interação das crianças e adolescentes com os universitários, a prática de jogos e brincadeiras fora do mundo digital e orientações de cuidados com os animais.