Conferências e Simpósios

O futuro brasileiro e seus aspectos sociais, econômicos e ambientais serão discutidos no seminário “O Brasil e a Geopolítica Mundial”, no dia 24 de outubro de 2019, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. Geógrafos e outros pesquisadores abordarão questões como a violência e criminalidade no país, os conflitos agrários, a degradação ambiental e as políticas governamentais na área, as perspectivas econômicas, a entrada de capital chinês no setor elétrico e as possibilidades de implementar rodovias na região amazônica. 

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promove a 11ª edição do Seminário de Atualização Pedagógica (Semape) e o 9º Encontro de Professores e Estagiários das Licenciaturas, que ocorrem no dia 29 de agosto, no Centro de Eventos, Campus I. O tema dessa edição será “O professor como produtor de currículo” e seu principal objetivo é colocar em debate questões pertinentes às ações dos professores na escola de educação básica, fundamentando-se na proposta de educação integral, colocada na Base Nacional Comum Curricular.

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) recebe alunos de Engenharia de todas as instituições para a quinta edição da sua Semana de Engenharia (SIEng 2019), que acontece de 17 a 23 agosto, no campus da PUC-RIO, na Gávea. A programação oferece mais de 60 atividades, entre minicursos, visitas técnicas e palestras de empresas como IBM, GSK, Ambev, B2W, Rock in Rio, Coca-Cola, Construtora Queiroz Galvão, Bayer, Lojas Americanas, BOCOM BBM, B2W, entre outras.

O 1º Workshop de Pós-Graduação em Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) será realizado no dia 29 de agosto de 2019, no Hemocentro de Ribeirão Preto (SP). A iniciativa tem como objetivo reunir discentes e docentes dos programas de pós-graduação da FMRP. A programação inclui palestras com destaque para o empreendedorismo e inovação, terapia celular e medicina de precisão, além da divulgação de projetos e produções científicas. 

Com o tema "Catástrofes e crises do tempo", será realizado nos dias 13, 14 e 15 de maio, o IX Historicidades dos Processos Comunicacionais. O evento reúne pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa de diferentes instituições, como UFRJ, Fiocruz, UFMG, UFBA, UFRB, UFOP e UFPI, que se dedicam ao estudo do tempo como categoria para compreensão dos fenômenos e produtos da Comunicação. A cobertura televisiva do desastre de Mariana, as reportagens sobre o “Massacre de Suzano”, a Aids nas narrativas de comunicação, as formas como o jornalismo vem representando as crises de nossos tempos:

Para celebrar os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, no dia 15 de abril — quando também se comemora, mundialmente, o Dia da Pesquisa Científica e Tecnológica Italiana — o Istituto Italiano di Cultura e o Centro Técnico Científico da PUC-Rio realizarão uma conferência em sua homenagem: “Leonardo da Vinci: visionário, inventor ou cientista moderno?”. O evento abordará questões sobre ciência e tecnologia e a influência desse grande gênio no pensamento científico atual.

Com 14% da população com mais de 60 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil continua sendo um país de jovens. No entanto, a tendência é que siga envelhecendo cada vez mais rápido. Na avaliação de pesquisadores e especialistas que participam do segundo episódio do programa Ciência Aberta em 2019, com lançamento nesta terça-feira (09/04), o país não se preparou para o aumento na proporção de idosos, que era de 10,8% em 2010 e de apenas 4,1% em 1940. O programa é uma parceria da FAPESP com o jornal Folha de S. Paulo. 

biotech 1A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FZEA-USP) promovem um evento sobre o projeto “Como a biotecnologia pode acabar com a fome no mundo”, nos dias 11 e 12 de abril de 2019, em Pirassununga (SP). Foram convidados especialistas na área de biotecnologia aplicada à produção de alimentos do Chile, Estados Unidos, Escócia, além de sete brasileiros: Flávio Vieira Meirelles (Coordenação de Área de Agronomia e Veterinária da FAPESP),

A próxima edição do projeto Física para Curiosos, promovido pelo Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresentará o colóquio com o título “O que mais vem do céu além da luz das estrelas?”, no dia 5 de abril de 2019, em Campinas (SP). A palestrante, a professora do IFGW-Unicamp Carola Dobrigkeit Chinellato, falará sobre os raios cósmicos que chegam à Terra. A professora abordará como eles são estudados, o que já se sabe sobre eles e também o que motiva os cientistas a explorar cada vez mais a fundo essas partículas subatômicas com altíssimas energias. 

giappone bandieraO Consulado Geral do Japão em São Paulo e a FAPESP realizarão o encontro Ciência, Tecnologia e Inovação no Japão e no Estado de São Paulo no dia 31 de março de 2019, na Japan House, em São Paulo. O objetivo é apresentar a política científica e tecnológica do Japão e do Estado de São Paulo, de modo a estreitar relações e promover novas parcerias entre os cientistas japoneses e brasileiros. 

Com objetivo de debater a respeito de como remover nutrientes presentes na água e efluentes, e adequá-los para o padrão de qualidade vigente, a Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ), através do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA), em parceria com a Universidade de Stuttgart (USTUTT) e o Instituto de Química Verde do SENAI/FIRJAN, promove entre os dias 20 a 26 de março, das 9h às 18h, o workshop “Remoção de nutrientes de esgotos sanitários e efluentes industriais”, no auditório André Rebouças, do Centro de Tecnologia.