Cursos

Com o objetivo de promover a interface entre aspectos teóricos e práticos sobre Ciência de Dados, Mineração de Dados, Aprendizagem de Máquina, Análise Preditiva e Análise Visual de grandes quantidades de dados do setor saúde e de seus determinantes socioambientais, o curso de atualização em Ciência de Dados aplicada à Saúde 2020 está com inscrições abertas até 16 de janeiro de 2020. Coordenado pelo pesquisador Marcel Pedroso, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS)/Icict, o curso tem carga horária de 60 horas, sendo 35 horas presenciais e 25 horas de atividades à distância, que serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. 

O Ensino do Icict está com inscrições abertas para o curso de especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICTS 2020 até o dia 28 de janeiro de 2020, com o oferecimento de 15 vagas, para profissionais que atuam nas áreas de produção, organização, análise e disponibilização de informação científica e tecnológica em saúde, e com as tecnologias a elas associadas. Coordenado por Rosane Abdala Lins e Rosinalva Alves de Souza, o curso, um dos mais procurados na área, tem carga horária de 375 horas, com aulas ministradas de segunda a sexta-feira, durante uma semana por mês, em período integral - das 9h às 17h.

A Universidade de Sorocaba (Uniso) abriu o período de inscrições para os seus programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Já podem se inscrever os interessados nos Mestrados e Doutorados em Processos Tecnológicos e Ambientais, Comunicação e Cultura e Ciências Farmacêuticas. A Universidade de Sorocaba, instituição de ensino localizada no interior paulista, a cerca de 90 km da Capital, tem hoje mais de 10 mil alunos, entre Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. Seu principal campus, a Cidade Universitária, fica na rodovia Raposo Tavares, km 92,5, em Sorocaba. 

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para nove programas de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado): cinco Engenharias (Civil, Elétrica, Mecânica, de Produção e também Química, de Materiais e Processos Ambientais), além de Informática, Metrologia, Matemática e Química. As aulas serão dadas a partir do primeiro semestre de 2020. De acordo com os últimos resultados da CAPES (quadriênio 2013-2016), dos 12 programas de pós-graduação Stricto Sensu do CTC/PUC-Rio avaliados, cinco conquistaram nota máxima e os outros seis ficaram um ou dois pontos abaixo, confirmando a excelência internacional da PUC-Rio na área de Exatas. 

MBA executiveO Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, e o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) estão com inscrições abertas até 31 de outubro de 2019 para o MBA a distância em Ciência de Dados. O CeMEAI é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP e sediado no ICMC-USP. 

O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado acadêmicos para as turmas que se iniciam em 2020. Os editais contemplam candidatos brasileiros e estrangeiros, que podem se inscrever até 04 de outubro. Com dez anos de atividades, o PPGICS é o único programa de pós-graduação stricto sensu do país construído sobre a interseção entre os campos da comunicação, da informação e da saúde pública, com metodologia interdisciplinar.

A Apple Developer Academy | PUC-Rio, programa de formação para desenvolvedores de aplicativos para plataformas Apple (iPhone, Apple TV e Apple Watch) — apoiado pela mais importante empresa de tecnologia do mundo e coordenado pelo Laboratório de Engenharia de Software (LES) do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) — está com inscrições abertas para o processo seletivo que vai selecionar 40 alunos para a turma de 2020-2021.

A Secretaria de Educação de Santa Catarina firmou parceria com a Unisul para implantar em toda a rede o curso Justiça Restaurativa e Cultura de Paz nas Escolas, destinado a garantir a instituição de políticas de prevenção à violência em instituições de ensino. O curso, a ser oferecido gratuitamente e à distância aos educadores e profissionais da educação, ensina também uma metodologia para trabalhos junto com estudantes visando à implantação em escola de política de prevenção à violência.

A Faculdade de Tecnologia de Itaquera Prof. Miguel Reale (Fatec Itaquera) está com inscrições abertas para o curso de extensão Técnicas de Leitura e Documentação para Fins Acadêmicos. O curso, presencial e gratuito, enfocará técnicas de leitura e documentação aplicadas à realização de pesquisas e trabalhos acadêmicos em geral, destinando-se principalmente a estudantes e pesquisadores. As aulas ocorrerão às terças-feiras, das 16 às 18h, de 3 de setembro a 10 de dezembro de 2019.

O mestrado em Relações Internacionais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) recebe inscrições para o processo seletivo de alunos regulares até o dia 22 de setembro. São 22 vagas em três linhas de pesquisa. As informações completas podem ser encontradas no edital PPGRI 001/2019 disponível em http://bit.ly/mestradoRI. Inscrições e curso são gratuitos. 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), organiza o curso de difusão científica Como Apresentar Resultados Científicos, Textos, Apresentações e Currículos, de 12 a 15 de agosto de 2019, em Campinas (SP). O curso abordará tópicos como as diferentes formas de apresentar resultados de trabalhos científicos em textos, artigos, relatórios, teses ou apresentações. Também serão discutidos a carreira de professor e de pesquisador científico e o preparo de currículos e oportunidades.