Cursos

A Faculdade de Tecnologia de Itaquera Prof. Miguel Reale (Fatec Itaquera) está com inscrições abertas para o curso de extensão Técnicas de Leitura e Documentação para Fins Acadêmicos. O curso, presencial e gratuito, enfocará técnicas de leitura e documentação aplicadas à realização de pesquisas e trabalhos acadêmicos em geral, destinando-se principalmente a estudantes e pesquisadores. As aulas ocorrerão às terças-feiras, das 16 às 18h, de 3 de setembro a 10 de dezembro de 2019.

O mestrado em Relações Internacionais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) recebe inscrições para o processo seletivo de alunos regulares até o dia 22 de setembro. São 22 vagas em três linhas de pesquisa. As informações completas podem ser encontradas no edital PPGRI 001/2019 disponível em http://bit.ly/mestradoRI. Inscrições e curso são gratuitos. 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), organiza o curso de difusão científica Como Apresentar Resultados Científicos, Textos, Apresentações e Currículos, de 12 a 15 de agosto de 2019, em Campinas (SP). O curso abordará tópicos como as diferentes formas de apresentar resultados de trabalhos científicos em textos, artigos, relatórios, teses ou apresentações. Também serão discutidos a carreira de professor e de pesquisador científico e o preparo de currículos e oportunidades. 

Organizada pelo Instituto de Física da USP (IFUSP) e apoiada oficialmente pela FAPESP, realiza-se entre os dias 22 de julho e 02 de agosto do corrente ano a São Paulo School of Advanced Science on Atmospheric Aerosols: Properties, Measurements, Modeling, and Effects on Climate and Health. O principal objetivo desta escola é fornecer aos jovens cientistas conhecimentos avançados sobre propriedades, medidas, modelagem e efeitos sobre o clima e a saúde dos aerossóis, promovendo, em simultâneo, uma interação com cientistas oriundos de diversas partes do mundo no sentido de desenvolver redes colaborativas. 

A Universidade do Vale do Sapucaí está com edital aberto para processo seletivo do mestrado em Bioética em Pouso Alegre, Minas Gerais. O processo seletivo do Mestrado em Bioética consiste em:
- Avaliação de Currículo Lattes atualizado
- Entrevista
- Prova Escrita (assunto relacionado à Bioética)

energie rinnovabiliA Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-Rio) promove a partir de abril de 2019, em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dois cursos de capacitação no campo da gestão energética. As inscrições vão até 29 de março. Voltada a graduados em Engenharia ou Ciências Exatas, a pós-graduação “Gestão Sustentável de Energia – European Energy Manager” tem duração de 18 meses.

Com a evolução digital em constante transformação em todo o mundo, proteger dados e informações contra riscos crescentes de ataques, vazamentos e fraudes é fundamental. A fim de capacitar mão-de-obra para a indústria da cibersegurança, a UniCarioca – conceituada segundo o MEC como o melhor centro universitário do Rio de Janeiro pelo sexto ano consecutivo – está lançando a pós-graduação presencial em Segurança Cibernética. Com inscrições abertas e início das aulas em 7 de maio, na unidade Méier, o curso se destaca pelo foco na alta qualificação e empregabilidade, materializando parcerias acadêmicas com grandes empresas do setor, como Cisco, Microsoft e Amazon. 

O Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, está com inscrições abertas para o programa de Pós-Graduação em Biotecnologia. As inscrições vão até 29 de março de 2019. O programa tem por objetivo a formação de recursos humanos nas várias áreas da biotecnologia, gerando nesse processo conhecimento científico e tecnológico, na forma de artigos científicos e patentes. São quatro vagas para mestrado, com início em maio de 2019. Podem se inscrever graduados em cursos superiores em áreas correlacionadas à biotecnologia. 

anziani Seguindo as comemorações dos 50 anos, a UNISUAM está com inscrições abertas, até o dia 16 de março, para o projeto UNISUAM 50+, que irá ofertar disciplinas da graduação para que pessoas acima de 50 anos tenham acesso à experiência universitária. O programa será oferecido nas quatro unidades: Jacarepaguá, Bonsucesso, Campo Grande e Bangu. “O projeto tem como objetivo proporcionar aprendizagem contínua e acumulativa, potencializando assim o crescimento individual, as relações e participação social do idoso.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a Fundação Vanzolini, instituição mantida e gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, estão recebendo inscrições até 15 de março de 2019 para o curso de Master of Business Administration (MBA) em Gestão da Produção – turmas do primeiro trimestre de 2019. O curso prepara profissionais para atuar tanto na área de manufatura quanto de serviço (consultorias, hospitais, educação e tecnologia) em projetos integrados, desde sua definição até a efetiva implementação e avaliação percorrendo quatro estágios: infraestrutura, operações, mercado e financeiro. 

O MBA em Economia e Gestão Empresarial da Universidade de Passo Fundo (UPF) chega à sua 19ª edição tendo contribuído na formação de importantes lideranças empresariais e políticas da região. O curso, ligado à Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (Feac/UPF), está com inscrições abertas e visa instrumentar os profissionais para que possam compreender e antecipar os efeitos das políticas econômicas, captar os sinais emitidos pelas flutuações da economia globalizada e desenvolver precisão no processo de tomada de decisão.