Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A mostra Fronteras Nómades II com o tema Interferencias territoriales- flujos artísticos, representada no Brasil pelo Museu Olho Latino, está em exposição de 12 a 28 de abril no Centro de Convenções “Victor Brecheret” em Atibaia. A exposição é itinerante e já foi exposta no início do ano na Sala Ana Cortés da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación em Santiago, capital chilena, e no Encuentro Internacional de Patrimonio que se realizou em Corral, cidade turística ao sul do Chile.
Fotografia de Vitor CarvalhoDepois da exposição em Atibaia a mostra segue para ser exposta em junho no Museo Qorikancha del Cusco, no Peru.

O projeto cultural Fronteras Nómades surgiu como proposta artística para estudantes, unindo a produção de obras de alunos da Pontifícia Universidade Católica do Peru e da Universidade Metropolitana de Ciências da Educação de Santiago, Chile, em 2009.

As exposições aconteceram naquele ano e a continuidade na realização da proposta foi uma conseqüência natural do êxito alcançado. Para a nova edição prevista no decorrer de 2012, houve a ampliação para as várias modalidades das artes visuais e o evento passou a se destinar a professores artistas. Além das duas Instituições de Ensino promotoras do evento, contando com as curadorias de Olga Flores (Peru) e Maria Elena Retamal (Chile), está participando como representante brasileiro o Museu Olho Latino, sediado em Atibaia, SP, responsável pela indicação da participação brasileira no evento, contando com a curadoria do prof. Dr. Paulo Cheida Sans.

A diretora adjunta do Museu Olho Latino, Celina Carvalho, observa que a representação brasileira é composta por 15 artistas de várias Instituições de Ensino, entre elas estão alguns professores da FAAT – Faculdades Atibaia, SP, da PUC-Campinas – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP, e da UNISANTA – Universidade Santa Cecília de Santos, SP.

A FAAT está representada na mostra com obras dos seguintes professores: Edson Beleza, Taia Vernalha e Vitor Carvalho. Além desses, representam o Brasil os seguintes professores artistas: Alex Roch, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Elika Ito, Flávio Shimoda, Lisa França, Márcia Santtos, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira e Young Koh.

Representando o Chile participam os seguintes artistas: Antonio Guzmán, Daniela Bustos, Felipe Sáez, Humberto Zacarelli, Javier Rodriguez, Karina Guerra, M. Victoria Polanco, Marco Durán, Marianella Nuñez, Miriam Silva, Patricia Raquimán, Ricardo Villarroel e Soledad Pinto.

Pintura de Edson BelezaO Peru está representado pelos seguintes expositores: Carolina Salinas, Galia Pacchioni, Gregorio Sifuentes, Ignacio Macha Valverde, Marita Ibañez, Máximo Antezana, Miguel Mendoza, Nancy La Rosa, Olga Flores, Paola Vera, Soledad Sánchez Valdez, Sonia Prager, Susana Venegas Gandolfo, Verónica Noriega e Zoila Reyes.

A mostra Fronteras Nómades II se articula como um solo rico de trocas, propondo ao espectador uma viagem que estimula o movimento das linhas culturais para estabelecer um diálogo inclusivo e de colaboração participativa por meio de obras que representam a cultura de povos vizinhos, permeáveis em fluxos contínuos, sem fronteiras geográficas de exclusão e limites.

A mostra Fronteras Nómades II poderá ser visitada até 28 de abril, de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, na Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511, Parque das Águas, na Estância de Atibaia, SP.

Serviço:
Exposição: Fronteras Nómades II - Interferencias territoriales- flujos artísticos – Brasil, Chile e Peru.
Período da mostra: 12 a 28 de abril de 2012.
Visitação: de terça-feira a sábado, das 9h às 17h.
Local: Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”.
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511 - Estância de Atibaia, SP. Cep: 12941-650.
Realização: Museu Olho Latino, Secretaria de Cultura e Eventos - Prefeitura Municipal da Estância de Atibaia.
Telefone: (11) 4412 7776.

Site: www.olholatino.com.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.