As obras fazem parte de um plano de contrapartida estabelecido com a prefeitura em razão da regularização fundiária do terreno em que hoje está instalado o Centro Veterinário da PUC Minas Betim, área cedida em comodato há 20 anos para instalação do Curso de Medicina Veterinária na cidade. Ao todo, a PUC Minas Betim investiu cerca de R$ 3 milhões nas obras.
“Essa foi a oportunidade ideal para a Universidade unir forças com a Prefeitura de Betim e agir em prol de nossos alunos e da população betinense. Com certeza, os benefícios acarretados por essas iniciativas serão incontáveis”, pondera o pró-reitor da PUC Minas Betim, professor Eugenio Batista Leite.
As obras tiveram início em março de 2020 e a previsão é que sejam inauguradas ainda este ano, no mês de dezembro. Em todas as três instalações, a estrutura é dividida em três eixos de atendimentos: médico, odontológico e externo, sendo este para aplicação de vacinas, realização de curativos, observação e farmácia.
“Por meio dessa parceria, Betim e PUC consolidaram a presença e a permanência da instituição de ensino - uma das mais renomadas do país, que já formou milhares de profissionais - na cidade. A PUC e seus gestores acolheram, com generosidade, os termos de contrapartida que proporcionaram a construção de equipamentos de saúde em regiões que apresentavam demanda represada. Essa parceria é um exemplo de como conciliar interesses com o objetivo de ampliar e fortalecer benefícios sociais prioritários à educação e à saúde, de variados e importantes aspectos”, destaca o prefeito de Betim, Vittorio Medioli.
Investimentos em Poços de Caldas
O Campus da PUC Minas na cidade do Sul de Minas também financia, neste momento, a construção de uma UBS. Localizada no bairro Vila Rica e voltada ao atendimento da Zona Oeste, a UBS São Jorge deve ser entregue até maio de 2022, mobilizando um aporte financeiro da Universidade estimado em R$ 2,3 milhões. A obra é viabilizada por meio do plano de contrapartida estabelecido entre a PUC Minas e a Secretaria de Saúde desde a abertura do Curso de Medicina no município.
Assessoria de Imprensa
PUC Minas