Os organizadores explicam que esse é um dos cursos mais procurados da instituição britânica, sendo oferecido apenas uma vez ao ano e que pela primeira vez foi ministrado em outro país. Em Oxford, é parte da grade ofertada para alunos de mestrado e doutorado em Saúde Baseada em Evidências da universidade. “Estou muito feliz e animado de estar no Brasil, pois é muito gratificante passar os conhecimentos que adquiri ao longo desses dez anos atuando na área. Criar esse movimento de ensino na faculdade e no Brasil é inspirador. Tenho uma conexão muito forte com o país e estou entusiasmado com essa nova aliança”, frisa David Nunan, pesquisador sênior da Universidade de Oxford.
Estabelecida através da Oxford-Brazil EBM Alliance, a parceria de cooperação científica com a universidade britânica terá a FMP/Fase como instituição acadêmica de referência no país. Para a faculdade, essa parceria abre a oportunidade de intercâmbio de ensino e pesquisa no âmbito da graduação e pós-graduação com uma instituição de ponta, referência em medicina, que figura entre as melhores no ranking mundial e é uma das pioneiras no ensino de MBE. A metodologia facilita o cuidado mais racional de saúde não só para medicina, mas para enfermagem, nutrição e todas as áreas envolvidas no cuidado com a saúde.
“Nós viabilizamos a parceria exatamente para essa troca de conhecimentos. Além dos cursos, temos o interesse de intercâmbio, participação conjunta em pesquisas e trabalhos científicos envolvendo todo o corpo docente e discente da FMP/Fase. Esse foi o primeiro curso da parceria acadêmico-científica Oxford-Brazil EBM Alliance, focado em capacitar professores e profissionais de saúde para que desenvolvam suas habilidades no ensino de MBE em suas instituições. Acredito que a aliança de cooperação abrirá portas para alunos e professores que tenham interesse em programas de extensão e pós-graduação na Universidade de Oxford, além de projetar nacional e internacionalmente a FMP/Fase como um centro de referência na área”, diz o médico Luís Eduardo Fontes, professor da faculdade e codiretor da Oxford-Brasil EBM Alliance.
Segundo ele, o ensino adequado de MBE é um elemento fundamental para a prática clínica e de cuidados de saúde mais coerentes e fundamentados nas melhores evidências científicas, levando em consideração os valores individuais dos pacientes e a experiência clínica do profissional. O curso multidisciplinar reuniu médicos, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos, em Petrópolis. Diversas universidades de todo o país foram representadas, além de profissionais envolvidos com ensino em instituições como Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (INTO), Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio-Libanês.