Vieiralves foi convidado a presidir a FAPERJ pelo atual titular da Sectids, deputado Gustavo Tutuca. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do estado no último dia 5 de setembro.
“O compromisso assumido pelo secretário Gustavo Tutuca – que se estende à FAPERJ, agora sob a minha responsabilidade –, é iniciar uma nova fase no fomento à pesquisa, a fim de recuperar a capacidade de produção do conhecimento nas instituições de pesquisa e ensino superior sediadas no estado do Rio de Janeiro, após um período grave e agudo de crise em nosso estado”, disse Vieiralves.
Reitor da Uerj por dois mandatos, de 2008 a 2015, Vieiralves é formado em Psicologia pela Uerj, Após passar o mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), obteve, em 1998, o título de doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor associado da Uerj, na graduação e na pós-graduação, e coordenador do Laboratório de Estudos Contemporâneos da Uerj – Labore. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, memória social, psicologia social, religião e política.
De 2003 a 2007, foi diretor do Museu da República – Palácio do Catete, durante a gestão de Gilberto Gil à frente do Ministério da Cultura. Antes, em 2002, esteve à frente das secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia e de Energia, Indústria Naval e Petróleo. Na primeira, já havia ocupado o cargo de subsecretário de 1999 e 2000. No Ministério da Educação (MEC), foi membro da Comissão Nacional de Extensão de 1993 a 1995. Na primeira metade dos anos 1990, foi coordenador nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.
De 2015 a 2017, Vieiralves ocupou também cargo de membro do Conselho Superior da FAPERJ, como um dos três representantes das universidades estaduais naquele colegiado.
Por Ascom Faperj