O evento de lançamento do programa será na segunda-feira (21), em Belo Horizonte, com a presença de 10 educadores finlandeses e 40 brasileiros. As aulas presenciais começam no mesmo dia e vão até 24 de agosto, no Ânima Lab, espaço maker da Anima considerado o maior do tipo na América Latina.
A parceria com a Ânima é a primeira da Universidade da Finlândia no Brasil. A instituição, que já realizou projetos semelhantes na Ásia, África e Oriente Médio, é um consórcio formado por três das principais universidades públicas finlandesas (Universidade do Leste da Finlândia, Universidade de Tampere e Universidade de Turku), que trabalham também para compartilhar as melhores práticas do sistema de ensino do país. Considerado um dos mais inovadores da Europa, o sistema finlandês vem garantindo ao país uma posição de liderança no ranking europeu do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes da OCDE) desde 2000. O país é reconhecido pelo pioneirismo e sucesso na implementação de alguns dos principais pilares da educação no século 21, como modelo de ensino por competências, aprendizado por projetos, avaliação formativa e valorização dos professores.
O programa em parceria com a Ânima será realizado por meio de discussões e seminários organizados em pequenos grupos, formados por professores de diferentes áreas. Com a participação de 40 docentes de todas as IES da Ânima, selecionados a partir de um edital interno, as aulas acontecerão entre agosto deste ano e fevereiro de 2018, em formato presencial e remoto, com a proposta de desenvolver nos participantes habilidades de aprendizagem inovadoras em ambientes colaborativos. "Essa parceria é um marco importante na melhoria das capacidades dos professores da Ânima, ampliando o alcance da educação de alta qualidade oferecida por nossas instituições", afirma Daniel Castanho, presidente da Anima.
Sobre a Ânima
Há mais de dez anos, a Ânima Educação busca transformar o país pela educação por meio de instituições de ensino superior e educação executiva. É um dos maiores grupos de educação privada do Brasil, com cerca de 100 mil alunos em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no sul do país. Foi eleita nos últimos quatro anos uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar pela GPTW e Revista Época. O Grupo também é associado à Le Cordon Bleu, instituição com mais de um século de tradição e excelência nos cursos de Gastronomia, Hospitalidade e Gestão. A Ânima conta ainda com a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), modalidade de ensino à distância especializado, e com a HSM Educação Executiva, referência em soluções educacionais para executivos e lideranças.
Sobre a Universidade da Finlândia
A Universidade da Finlândia é um consórcio formado por três das principais universidades públicas finlandesas: Universidade do Leste da Finlândia, Universidade de Tampere e Universidade de Turku. Fundada em 2014, a instituição conta com 50 mil alunos e é referência em pesquisas acadêmicas e programas de educação transnacional. Seu objetivo é levar a instituições do mundo todo as melhores práticas do sistema de ensino finlandês, referência mundial em educação