Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
pucrsA PUCRS recebe até o dia 4 de junho as inscrições para o Vestibular de Inverno, por meio do site vestibular.pucrs.br. Esta edição conta com mudanças que ampliam o acesso e qualificam o processo seletivo. Uma das principais alterações é a possibilidade de ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que a Universidade disponibilizará 50% das vagas de cada curso oferecido no inverno para ingresso com a nota do Exame.
Os estudantes poderão concorrer utilizando a pontuação obtida em uma das três últimas edições (2014, 2015 ou 2016), além das provas do vestibular da PUCRS. No caso de se inscreverem pelas duas modalidades - provas do vestibular e aproveitamento do desempenho no Enem - o melhor resultado irá valer para fins de classificação. O valor das inscrições é de R$ 100,00 para quem optar por realizar a prova, e R$ 30,00 para quem utilizar apenas a nota do Enem.
 
Composição das provas

Pela primeira vez, o vestibular ocorrerá em único dia - no sábado, 10 de junho. Em relação aos conteúdos, a proposta privilegia a interdisciplinaridade, aproximando-se dos modelos contemporâneos de avaliação, e valoriza a formação humanista dos candidatos.

Serão duas provas:

    Prova de Redação: com peso de 1,5
    Prova objetiva:
        10 questões de História e Geografia (peso 2)
        10 questões de Matemática (peso 3)
        10 questões de Língua Estrangeira (peso 1,5)
        10 questões de Língua Portuguesa e Literatura (peso 2)


Compreenda as mudanças

Para realizar a prova em um único dia no Vestibular de Inverno, demanda solicitada há muitos anos pelos vestibulandos, sobretudo do interior do Estado, era necessário reduzir o número de questões. Segundo a assessora da Pró-Reitoria Acadêmica Jocelyne da Cunha Bocchese, a decisão pedagógica foi tomada com base em estudos que mostraram que, ao abordar todas as áreas do conhecimento tradicionalmente avaliadas em uma única prova objetiva com 40 questões, a fidedignidade do instrumento seria prejudicada. Assim, neste momento, optou-se por dar ênfase aos conhecimentos da área humanista, avaliando o raciocino lógico e as habilidades de leitura, de escrita, de análise e de síntese, requisitos fundamentais para o ingresso no Ensino Superior.

Além disso, a Universidade apostou em uma mudança gradual, acompanhando a reestruturação acadêmica, que se encontra em processo de transformação das 22 Faculdades em oito Escolas. "Já temos a Escola de Humanidades implementada, o que contribuiu para anteciparmos a mudança da prova nessa área especificamente. É justamente por valorizar as áreas de Física, Química e Biologia que estamos investindo em estudos para trabalhar esses conteúdos de forma interdisciplinar no Vestibular de Verão", ressalta.