Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Baltazar GuerraEm uma época onde o meio ambiente sustentável precisa ser discutido, a Unisul levará ao Reino Unido propostas de conhecimento na área. Nesta missão, um grupo de professores pesquisadores da Unisul viajará até a Inglaterra, fomentados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pelo Fundo Newton e Research Councils United Kingdom (RCUK). A apresentação das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens) acontecerá no dia 5 de abril,
no Centro de Estudos para o Ambiente, Energia e Governança de Recursos Naturais da Universidade de Cambridge, Reino Unido. Em Cambridge, Celso Lopes de Albuquerque Junior, José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra e Rafael Ávila Faraco apresentarão projetos e trabalhos desenvolvidos pela universidade na área de Sustentabilidade Ambiental. Esta será a segunda viagem do projeto Bridge, que tem como objetivo estudar temas como as ligações entre água, alimentos e energia no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas.

A parceria entre a Unisul e Cambridge, por intermédio do projeto Bridge, se dá pela transferência de tecnologia desenvolvida em pesquisas científicas, com considerações de uso imediato dos resultados e através de treinamento de pessoal do grupo pelo parceiro, incluindo cursos e treinamentos. “Basicamente, desenvolvemos propostas, modelos e soluções estratégicas para o Brasil se adaptar às mudanças climáticas, estudando o nexos entre água-alimentos e energia”, destaca um dos líderes do Greens, Dr. José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.

A internacionalização da pesquisa acadêmica
Esta é uma ação de internacionalização da pesquisa realizada pela Unisul, tendo em vista que vários pesquisadores do mundo fazem parte do projeto. O Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade é composto por cerca de 20 pesquisadores em diversos países, dentre eles o Brasil (Universidade do Sul de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina), Canadá (Universidade de Manitoba), Reino Unido (Universidade de Cambridge e Universidade de Liverpool) e Estados Unidos da América. No seminário, os professores pesquisadores apresentarão artigos já publicados pelo grupo de pesquisa Grenns e discutirão a relação que existe entre o consumo da água, a produção de alimentos e o consumo de energia. “Os três recursos competem entre si. Se usa a água para produzir alimentos e para produzir energia, mas o que acontece em um desequilíbrio? De que forma cada elemento afeta o outro?”, questiona outro líder do Greens, e também diretor do Campus Tubarão, Dr. Rafael Ávila Faraco.

O professor pesquisador Dr. Celso Lopes de Albuquerque Junior apresentará uma pesquisa sobre a recuperação de áreas degradadas pela mineração de argila e areia no município de Morro da Fumaça. “Pesquisou-se a possibilidade de utilização das cavas oriundas da mineração para a produção de peixes. Com resultados satisfatórios, foi inserido o curso de gastronomia à base de peixes, recuperação das encostas das áreas mineradas com recomposição vegetal e repovoamento de fauna”, reforça Celso.

Além dos professores Celso Lopes de Albuquerque Junior, José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra e Rafael Ávila Faraco, também irão representar a Unisul no Reino Unisul os pós-graduandos Issa Ibrahim Berchin e João Marcelo Pereira Ribeiro na apresentação dos seminários.