Coordenou a implantação da Fiocruz no Paraná, foi diretor do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e é diretor do Instituto Carlos Chagas (ICC, Fiocruz-Paraná). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Goldenberg atua na área de Biologia Molecular, com ênfase em Parasitologia Molecular, com pesquisas sobre diferenciação de Trypanosoma cruzi, regulação da expressão gênica em parasitos, genômica funcional e desenvolvimento de insumos para diagnóstico.
A premiação também concedeu títulos de Pesquisador Emérito a oito pesquisadores: Ângelo Barbosa Monteiro Machado (UFMG), Fábio de Melo Sene (USP), Ingedore Grunfeld Villaça Koch (Unicamp), Jorge de Lucas Junior (Unesp), Jorge Luiz Gross (UFRGS), Jose Arthur Giannotti (Cebrap), Luiz Carlos Bresser Pereira (FGV), Othon Henry Leonardos (UnB), Ricardo de Araújo Kalid (UFSB), Sandoval Carneiro Junior (UFRJ).
O prêmio é concedido anualmente, em sistema de rodízio, a uma das três grandes áreas do conhecimento – Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências da Vida.
Agência FAPESP