A Semana USP de Ciência e Tecnologia proporciona gratuitamente ao público um espaço interativo com foco na divulgação da produção de atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas pela Universidade. Com linguagem acessível e o auxílio de especialistas, a intenção é estimular a curiosidade e motivar a população a pesquisar e discutir os impactos que a ciência e a tecnologia podem gerar em benefício da sociedade.
“Este evento é de suma importância para mostrar à sociedade uma parte importante da ciência produzida pela USP. É uma gama impressionante de assuntos, boa parte deles relacionados diretamente ao cotidiano das pessoas, ao desenvolvimento da tecnologia e aos benefícios para a sociedade”, destaca o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Marcelo de Andrade Roméro.
O assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e um dos organizadores da programação, Antonio Mauro Saraiva, ressalta o caráter público do evento. “A USP é uma universidade pública e gratuita, mantida com recursos da população, e esta é mais uma forma de retribuir esse esforço, abrindo as portas para receber o público e apresentando o trabalho de seus professores, pesquisadores, alunos e funcionários”, afirma.
Programação
Dentre as atividades programadas para a Semana no campus da USP em São Paulo, está o Jogo do Goleiro, desenvolvido pelo Departamento de Neuromatemática do Instituto de Matemática e Estatística (IME).
O jogo consiste em uma demonstração científica e interativa sobre o estudo dos padrões utilizados na cobrança de pênaltis. O visitante pode participar ativamente da atividade na função de goleiro e, por meio de probabilidades e padrões de chute, pode passar para a fase seguinte da competição.
A robótica também será apresentada ao público pelo projeto Robô Seguidor, organizado pelo Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (EP). O projeto segue algoritmos de visão computacional, que permite que o robô siga qualquer pessoa sem a necessidade de preparação.
Outras atividades desenvolvidas pela EP “ensinam” o participante a pilotar um avião ou comandar um navio. No primeiro, um simulador de voo demonstra o interior de uma aeronave, com a reprodução de um aeroporto e de uma sala de espera. No segundo, os visitantes podem acompanhar o ambiente da ponte de comando do navio e a simulação de diversos tipos de navios, portos e condições ambientais.
Discussões científicas que envolvem os alimentos também estão na programação em dois projetos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Em um debate com especialistas, serão discutidos os distúrbios da anorexia e bulimia. O outro evento versa sobre alimentos transgênicos e o mito da alimentação natural.
Em Santos, no Engenho dos Erasmos, será promovidas a Oficina de Arqueologia para Adultos; o projeto de Física Atmosférica, que discutirá as intempéries que podem afetar o clima do planeta, promovido pelo Instituto de Física (IF); e a exposição do Departamento de Oceanografia Biológica do Instituto de Oceanografia (IO), que apresenta seres marinhos das profundezas do oceano e das águas geladas da Antártica.
A programação completa, com os locais e horários da realização das atividades, pode ser conferida neste link.