Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Começa nesta sexta-feira, 30 de setembro, o prazo para inscrição no maior vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA). O edital do Processo Seletivo 2017 (PS 2017) oferta um total de 7.404 vagas em mais de 178 cursos de graduação distribuídos em mais de 20 cidades paraenses. As inscrições começam às 14h do dia 30 e seguem até às 17h do dia 24 de outubro no www.ceps.ufpa.br. Acesse aqui o edital (.PDF).
O edital do concurso se refere a 6.088 vagas do próprio PS 2017 e já prevê as 1.316 vagas que a UFPA disponibilizará no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC). No último vestibular, esses números eram de 5.664 e 1.200, respectivamente. Por isso, o PS 2017 apresenta 424 vagas a mais e o SiSU/UFPA 116 vagas a mais em relação à última seleção, com um acréscimo total de 540 vagas para estes certames.

Inscrições - A taxa de inscrição custa R$ 35 reais, mas estudantes da rede pública têm direito à isenção da taxa e candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede privada com bolsa integral podem solicitar o benefício, mas, “a partir deste ano, no ato da inscrição, eles devem anexar ao formulário uma declaração que comprove a condição de bolsista”, anuncia Arquimimo Almeida, assessor do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps). Para os demais, o pagamento da taxa deve ser efetivado até o dia 25 de outubro.

No último vestibular, a UFPA recebeu um total de 110.634 inscrições para o PS e outras 49.411 solicitações de inscrição via SiSU. Para Maria Lúcia Harada, pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA e presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da instituição, é preciso que os estudantes entendam como devem se candidatar às vagas da universidade.

“Em primeiro lugar, apenas quem se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode se candidatar para disputar as vagas ofertadas pelo PS e pelo SiSU, pois o exame é nossa única etapa do vestibular para a maioria dos cursos da UFPA, exceto Dança e Música. Agora iniciamos as inscrições para o Processo Seletivo 2017 (PS), enquanto que as inscrições para as nossas vagas disponíveis pelo SiSU só serão realizadas pelo sistema do MEC, provavelmente, em janeiro do ano que vem”, detalha a pró-reitora.

Estudantes precisam acompanhar sua inscrição - Já o Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), responsável pela organização do vestibular, reitera que não basta preencher o formulário de inscrição e efetivar o pagamento da taxa. “A homologação de inscrições, na verdade, só é concluída quando a universidade recebe do Inep/Mec as notas dos candidatos obtidas no Enem. Até lá, os candidatos precisam verificar e acompanhar o sistema para ter a certeza de que está efetivamente na disputa”, informa Arquimimo Almeida, assessor do Ceps.

O sistema permanece aberto até a divulgação do Listão de aprovados e cada candidato pode acessar sua situação cadastral com seu login e senha. “Se identificar qualquer problema, o candidato deve procurar imediatamente o Ceps. Seja para correção de dados cadastrais, seja para informar ou questionar alguma inconsistência na seleção ou na sua inscrição, como o indeferimento dela, por exemplo. Apenas não podemos alterar a forma como os candidatos disputam vagas em relação ao Sistema de Cotas nem o curso escolhido por eles no momento do preenchimento do formulário. Por tudo isso, pedimos aos estudantes atenção e que façam sua inscrição com calma e o mais cedo possível”, aconselha Mauro Magalhães, assessor da Proeg/UFPA.

Exame de habilidade – As principais alterações para o próximo vestibular se referem à realização do Exame de Habilidades para os cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. A partir deste ano, os candidatos aos cursos de Artes Visuais e Teatro não precisam mais realizar o exame, enquanto para quem deseja ingressar nos curso de Dança e Música, a seleção passa por algumas mudanças.
Veja aqui o Conteúdo Programático e os critérios de avaliação do Exame de Habilidades. (.PDF)

“Agora não existe mais segunda opção para quem se inscreve nestes cursos e é reprovado no Exame de Habilidades. Também alteramos o peso desta nota, que agora equivale a uma das áreas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na nossa fórmula da média ponderada”, informa Arquimimo Almeida.

A alteração foi um pedido das faculdades e tem duas principais motivações: a valorização de quem opta por essas carreiras e a melhor organização do concurso.

“Percemos, por exemplo, que cursos como o de Música possuíam um elevado número de inscritos, mas cerca de 60% deles não compareciam no Exame de Habilidades, em parte por saber que não seriam eliminados do vestibular se o fizessem, apenas disputariam vagas em outro curso. No final da seleção, víamos que a maior parte dos candidatos era eliminada por falta e não por insuficiência de pontos”, conta o representante do Ceps.

No PS 2016, 1.811 estudantes estavam aptos a participar do Exame de habilidades, mas os faltosos na seleção somaram mais de 50% dos inscritos.

Serviço:
Inscrição para o Processo Seletivo 2017 da UFPA (PS 2017)
Prazo: De 30 de setembro a 24 de outubro
Inscrições custam R$ 35 (com direito a isenção) pelo www.ceps.ufpa.br
Todos os detalhes sobre como participar do concurso estão disponíveis no edital (http://ceps.ufpa.br/daves/PS%202017/EDITAL%20PS_UFPA_2017%20CONSEPE.pdf).
Informações pelos telefones: (91) 3201-7266, 3201-8382, 3201-8386 e 3201-8387.