Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
feevale logo newA Universidade Feevale é uma das finalistas do Prêmio Educação RS, promovido pelo Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS), com O Mundo em NH: migrantes e refugiados, uma questão de Direitos Humanos, na categoria Projetos. A votação on-line segue até dia 6 de outubro e deve ser feita pelos professores associados do Sinpro-RS, que receberão por email o link com acesso ao voto. 
O projeto selecionado foi iniciado em 2016 e está vinculado ao programa de extensão Educação e Cultura em Direitos Humanos. “Ele tem como objetivo geral contribuir com a inserção social dos refugiados e migrantes estrangeiros que vivem na nossa região. Para isso, temos oficinas de língua portuguesa, cultura brasileira e atendimento jurídico e psicológico. Além dessa ação direta, estamos atuando na formação em direitos humanos para diminuir situações de preconceito e xenofobia que vêm aumentando nesse novo contexto em que vivemos, de grandes migrações”, explica Marcia Blanco Cardoso, coordenadora do curso de História da Feevale e líder do projeto.

O projeto selecionado
O projeto O Mundo em Novo Hamburgo: refugiados e imigrantes, uma questão de Direitos Humanos propõe-se a articular ações, com foco no acolhimento e inserção social de imigrantes e refugiados atendidos pelo município de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre. A partir do contexto da atual crise humanitária e intensificação das migrações internacionais, é notório que a região do Vale do Sinos vem recebendo dezenas de imigrantes e refugiados nos últimos anos. A inserção desses grupos na comunidade tem sido difícil por questões que vão da dificuldade de comunicação ao preparo dos que os recebem, passando por diferenças culturais e pela crise de instituições. Sendo assim, o projeto se propõe a atuar junto desses refugiados e imigrantes e contribuir na formação de gestores, agentes públicos e privados, na busca de maior inserção e acolhimento a esses grupos, na região, consolidando uma prática efetiva de direitos humanos.

A premiação
Instituído pelo Sinpro-RS em 1998, o Prêmio Educação RS tem como objetivo estimular e valorizar profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania. A entrega do troféu Pena Libertária é anual e marca a passagem do Dia do Professor, comemorado em outubro.