Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Fundação BungeO Prêmio Fundação Bunge anunciou os contemplados de sua 61ª Edição, que teve como foco as áreas de Ciências Agrárias e de Ciências Exatas e Tecnológicas, divididas em duas categorias: Vida e Obra, que destaca profissionais pelo conjunto do trabalho e é um reconhecimento à obra de um especialista, e Juventude, que premia jovens talentos de até 35 anos.
Na área Ciências Exatas e Tecnológicas, que teve como tema "Infraestrutura de Transportes", José Vicente Caixeta Filho, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), foi o agraciado na categoria Vida e Obra. O prêmio da categoria Juventude ficou com Hugo Miguel Varela Repolho, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).

Na área de Ciências Agrárias, com o tema "Nutrição e Alimentação Animal", Sebastião de Campos Valadares Filho, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi o contemplado na categoria Vida e Obra; e, na categoria Juventude, Felipe do Nascimento Vieira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi o agraciado.

Os nomes foram escolhidos por um júri formado por reitores de universidades e presidentes de entidades científicas de renome e presidido pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. A cerimônia oficial de entrega do Prêmio e medalha será realizada no dia 23 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O Prêmio foi criado em 1955 pela Fundação Bunge para incentivar o conhecimento científico em diversas áreas, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos.

Desde a sua criação, mais de 180 personalidades já foram premiadas, entre elas Jorge Amado, Oscar Niemeyer, Celso Lafer, Isaias Raw, Jacob Palis Júnior, Niede Guidon, Antonio Cândido de Mello e Souza, entre outros.

Agência FAPESP