Trata-se de um conjunto de material composto por revista em quadrinhos, atividades lúdicas, cartazes, folders, adesivos, dentre outros, que ficarão disponíveis virtualmente no site do combate ao Aedes para reprodução pelas instituições interessadas. O kit foi produzido por orientação do Ministério da Educação e, de acordo com a técnica em assuntos educacionais do Núcleo de Formação da PROEXT, Tábata Dourado, a idéia foi abordar, com linguagem apropriada principalmente a crianças das séries do Ensino Fundamental I, as formas de prevenção e eliminação dos nascedouros do mosquito.
Na história em quadrinhos, Bia e Vitor são os personagens que vão tentar combater a aproximação do Aedes com roupas apropriadas, raquete, repelente e ainda com a ajuda dos superamigos da natureza, o sapo e a libélula, lembrando da importância do controle biológico e natural das pragas urbanas. Ao final, eles convidam o leitor a também fazer parte da “turma mosquitodestruidora”. No material, foram incluídos ainda jogos e curiosidades. “Inserimos esses elementos didáticos para dar continuidade ao trabalho nas escolas através de oficinas, apresentações lúdicas... Acreditamos que o público infantil tem um potencial multiplicador muito grande”, disse Tábata.
Após o lançamento oficial, o material impresso também será distribuído entre as escolas públicas do Recôncavo em ações do Grupo de Trabalho da UFRB contra o Aedes aegypti. Para saber sobre a programação das atividades, acompanhe pelo site www.ufrb.edu.br/combateaedes.