Aluna de Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Bruna irá receber R$ 7 mil em dinheiro, bolsa de mestrado e uma viagem para participar da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, onde acontecerá a entrega dos prêmios.
“Fiquei muito feliz ao receber a notícia de que nosso trabalho havia sido selecionado. É um bom indicativo de que estamos no caminho certo e nos incentiva ainda mais a continuar fazendo o nosso melhor”, comemora Bruna, ao lado de seu grupo de pesquisa do LNBio.
Enzimas de interesse farmacêutico
O trabalho que rendeu o prêmio à Bruna Vieira faz parte das iniciativas do Programa de Descoberta de Fármacos do LNBio. A bolsista teve como principal objetivo determinar a estrutura molecular da enzima Cpz8, envolvida na biossíntese de antibiótico com potencial antituberculose, a caprazamicina. Para isso, Bruna aplicou técnicas interdisciplinares, trocou informações com colaboradores internacionais e utilizou instalações do LNBio e do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).
“O prêmio da Bruna é o reconhecimento de que estamos formando cientistas sólidos e versáteis no contexto da ciência interdisciplinar, inovadores na utilização de conceitos de ciência básica, dedicados a buscar aplicações para a sociedade e com gosto para o ensino e relações interpessoais - aspectos importantes para a formação de cientistas de altíssima qualidade e competitividade internacional”, comemora Daniela Trivella, pesquisadora do LNBio e orientadora de Bruna.
Sobre o prêmio
O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica é atribuído anualmente e tem como objetivos contemplar bolsistas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, bem como as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.
Sobre o LNBio
O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O LNBio dedica-se à pesquisa e inovação nas áreas de biotecnologia e à descoberta e desenvolvimento de fármacos e possui instalações abertas às comunidades científicas e empresariais. O Laboratório concentra competências, equipamentos de última geração e um time de pesquisadores de classe mundial voltados à realização de estudos multidisciplinares nas áreas de biologia estrutural, proteômica, genômica, metabolômica, bioensaios, desenvolvimento de organismos geneticamente modificados, dentre outros.