Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O processo seletivo dos estudantes que pretendem obter o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste segundo semestre vai oferecer 75 mil novas vagas em instituições privadas de ensino superior. As inscrições terão início em 24 de junho e se estenderão até as 23h59 (de Brasília) do dia 29. O edital que regulamenta a seleção dos estudantes interessados em obter o financiamento será publicado nesta sexta-feira, 17.
De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, a ampliação das vagas só foi possível após a restituição de R$ 4,5 bilhões para o orçamento da educação negociado pelo ministro junto aos ministérios da Fazenda e do Orçamento, Planejamento e Gestão. “Isto mostra o esforço e o compromisso deste governo para a continuidade das políticas públicas que atendem as necessidades dos estudantes brasileiros”, afirmou.

Na primeira edição de 2016, o Fies ofertou 250.279 novos contratos em 25.323 cursos de 1.337 instituições.  Em 2015, somadas as duas edições, o programa ofereceu cerca de 313 mil financiamentos, chegando a 2,2 milhões de contratos firmados.

Mendonça ainda anunciou o aumento do requisito da renda familiar mensal bruta, por pessoa, que passa de 2,5 para até 3 salários mínimos. “Muitas famílias que tinham de contar com o Fies para que seu filho pudesse estudar e chegar à faculdade estavam limitadas por conta do teto, que era muito baixo do ponto de vista familiar per capita”, disse o ministro. “A expansão permitirá que mais beneficiários de famílias que precisam do Fies possam ser atendidas dentro do programa de financiamento do governo federal”, concluiu.

Além do requisito de renda, para se inscrever os candidatos não podem ter concluído curso superior e precisam ter participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero.

Nesta edição do Fies, as inscrições serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet. A data prevista para divulgação dos candidatos pré-selecionados é 30 de junho. Nessa mesma data os candidatos não selecionados devem manifestar interesse em participar da lista de espera.

Os candidatos pré-selecionados terão, então, cinco dias úteis, a partir de 1º de julho, para concluir a inscrição no SisFies. As convocações dos selecionados na lista de espera serão divulgadas nos dias 4 de julho até 8 de agosto.
crono fies 2016 2

O sistema de seleção para o Fies usa as notas do Enem como critério classificatório para a concessão do financiamento. A partir do segundo dia de inscrições, o sistema de seleção apresentará as notas de corte parciais para cada curso — a nota de corte é a nota mínima que mantém o candidato entre os selecionados em um curso, com base no número de vagas e no total de inscritos.

MEC Assessoria de Comunicação Social