
Todo ano, um comitê internacional seleciona um pesquisador para homenagear no congresso internacional da SIAM, como um reconhecimento do trabalho científico desenvolvido ao longo de sua carreira acadêmica.
Com sede na Filadélfia, a SIAM tem mais de 14 mil membros e cerca de 500 instituições acadêmicas, industriais e de serviços de pesquisa e desenvolvimento, consultorias e organizações militares e governamentais. Seu objetivo é contribuir com o desenvolvimento da Matemática Aplicada, combinada com metodologias computacionais, para ajudar a encontrar soluções para diversos problemas da sociedade.
Na conferência, Piqueira também proferiu a palestra “Hopf bifurcation and chaos in phase-locked loops”.
Piqueira é graduado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (1974). Tem mestrado em Engenharia Elétrica pela mesma escola (1983) e é doutor em Engenharia Elétrica pela Poli-USP (1987), onde também é livre-docente (em Controle e Automação, 1997). Tem 100 artigos indexados na principal coleção da Web of Science, orientou 23 mestrados, 22 doutorados e supervisionou nove pós-doutorados.
É presidente do Conselho Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Biomédica, com ênfase em Teoria Geral dos Circuitos Elétricos, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica, bifurcação, sincronismo, caos e modelos matemáticos.
Agência FAPESP