Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
As cidades de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá e Castanhal foram sede da prova do Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica (Moba) da Universidade Federal do Pará (UFPA) neste domingo, dia 13 de março. O concurso conhecido entre os candidatos como “Vestibulinho” teve 5.664 inscritos para disputar as 771 vagas ofertadas para ingresso em 2016, mas cerca de 25% deles, não compareceu a prova e foi eliminado por falta.
O concurso, na verdade, une dois processos seletivos: o Processo Seletivo à Mobilidade Interna (Mobin) e o Processo Seletivo à Mobilidade Externa (Mobex). O primeiro oferta 301 vagas a universitários da UFPA que desejam trocar de curso. Já o Mobex disponibiliza 470 vagas para estudantes de outras Instituições de Ensino Superior que desejam se “transferir” para a UFPA e estudantes que já são formados e que desejam voltar para a Universidade, entre outros casos.

25% de faltosos - Do total de estudantes esperados na prova objetiva com 40 questões aplicada neste domingo, 13, das 14h às 17h, 1.438 não compareceram, o equivalente a cerca de 25, 39% do total de inscritos. Sendo que faltaram ao exame 203, dos 813 candidatos inscritos ao Mobin (24,47%) e 1.235 dos 4.851 candidatos inscritos ao Mobex (25,46%).

Para a coordenação do certame, o horário da tarde ajuda a evitar atrasos e o concurso deste ano não apresentou nenhuma situação fora do normal. “O horário e o pouco trânsito no domingo a tarde faz com que os estudantes tenham mais facilidade para planejar sua ida e se deslocar até o local de prova. Além disso, são candidatos que já participaram de outros vestibulares e são, neste sentido, mais experientes, o que reduz as ocorrências”, revela Arquimimo Almeida, assessor do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps) e responsável pela prova deste domingo.

Gabarito e resultado - Arquimimo Almeida explica que o gabarito do concurso será publicado na página do Moba nesta segunda-feira, dia 14, e que a Universidade esperará eventuais recursos antes de iniciar a correção das provas.

“Se recebermos algum recurso, o que é comum, vamos encaminhar as bancas elaboradoras da prova e somente após responder cada um deles podemos iniciar o processamento da correção das provas. Mas como são apenas questões objetivas, a correção em si é rápida, por isso, dependendo dos recursos, esperamos publicar o resultado no máximo em 30 dias”, estima.

Leia também – Saiba mais sobre como funciona o Moba aqui

Serviço:
Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica (Moba) da UFPA
Gabarito a ser divulgado da 14 de março no www.ceps.ufpa.br ou na página do concurso acessível no Banner (Moba), localizado na lateral direita do site.
Informações: (91) 3201-8386; 3201-8387 e 3201.7266 ou na página do concurso.