Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
ufpr logoAs primeiras informações sobre o Vestibular 2016/2017 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já começaram a ser divulgadas. Na última sexta-feira (04), o Núcleo de Concursos da Universidade publicou a lista de obras literárias indicadas para as provas de Literatura, Sociologia e Filosofia. (disponível em www.nc.ufpr.br).
Entre as orientações sobre as questões de Filosofia, o documento divulgado ressalta que o objetivo não é avaliar os conhecimentos cumulativos e textuais da história da filosofia, mas a capacidade de compreender e discutir textos filosóficos no contexto das questões e dos debates clássicos da filosofia. "Muitos outros tipos de formação e de preparação prévia são compatíveis com os objetivos da prova, mesmo aqueles que não contemplem o estudo das obras indicadas", diz o material do Núcleo de Concursos.

Já entre as recomendações para a prova de Literatura Brasileira, está explícito que o conhecimento dos livros supõe capacidade de análise e interpretação de textos, assim como o reconhecimento dos diferentes gêneros e modalidades que neles se manifestam. "Entende-se que é necessário conhecer também o contexto histórico, social, cultural e estético que cerca a composição de cada obra", o documento dá a dica.

Outra orientação que também merece atenção nas listas publicadas é em relação às obras recomendadas para as questões discursivas de Sociologia. Como última frase, o documento reforça a importância da leitura de revistas, jornais e blogs informativos.

Algumas das obras indicadas estão em domínio público. Há edições em livro e também edições digitais acessíveis on-line.

Disputa

O último vestibular realizado pela UFPR teve recorde de inscritos; foram quase 60 mil candidatos em busca de uma das 4765 vagas oferecidas. Ao relacionar essa crescente procura ao perfil dos estudantes aprovados, a Reitoria avalia que a decisão de se manter a maioria das vagas para preenchimento por um processo seletivo próprio mostrou-se acertada.  

Segundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, o fato de 80% dos candidatos serem do Paraná reforça que o vestibular realizado pela instituição facilita o acesso da população local. “Esse processo seletivo garante que 70% das vagas estejam mais acessíveis aos paranaenses”, disse o reitor durante entrevista na segunda fase do Vestibular 2015/2016. Os outros 30% são destinados ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC).

O Vestibular 2016/2017 ainda não tem data divulgada para realização.