Quem tiver o pedido indeferido pela instituição, apesar da ausência por motivo de saúde, mobilidade acadêmica ou outro impedimento relevante de caráter pessoal, pode pedir a dispensa diretamente ao Inep, de 8 a 22 de fevereiro próximo. Nesse caso, terá de apresentar requerimento de dispensa, declaração original de aluno regular, habilitado para o exame de 2015, comprovada por assinatura do responsável na instituição, e original ou cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento para a participação. Os dois primeiros documentos estarão disponíveis no portal do Inep.
As provas foram aplicadas em 22 de novembro a concluintes de cursos de ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins, além dos eixos tecnológicos de gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.
De acordo com a Portaria nº 548, de 4 de dezembro de 2015, que define as normas para os pedidos de dispensa, aqueles que não preencheram o questionário do estudante estão em situação irregular no Enade de 2015, mesmo que tenham realizado a prova. O questionário está disponível para preenchimento até 22 de fevereiro, na página do exame na internet.
As normas para pedidos de dispensa constam da Portaria do Inep nº 548/2015.
MEC Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep