Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
UFSB 15dic2015A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) ganhou novas instalações para o campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro. A solenidade de inauguração, realizada nesta segunda-feira, 14, contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O investimento em obras e compra de equipamentos para o novo campus soma quase R$ 2 milhões.
Iniciadas em setembro de 2014, as atividades letivas do campus aconteciam no Centro de Cultura e Eventos do Descobrimento (CCED), cedido à universidade pelo governo estadual da Bahia. “É uma universidade com grande perspectiva de futuro. Esse centro de convenções era subutilizado, agora vai ser requalificado, vai ser um campus universitário”, comentou o ministro.

Com a reforma, foram entregues à comunidade acadêmica 18 salas de aula com capacidade para 595 alunos, uma biblioteca com 285 m², capaz de abrigar 2 mil livros, cabines de leitura e salas de estudo, um laboratório multimídia, além de salas de atendimento psicológico, de enfermaria e assistência social.

“É uma universidade que já tem 100% dos seus professores doutores de altíssimo nível. Está trabalhando com a população local, com os colégios universitários, está buscando fazer licenciaturas, bacharelado interdisciplinar. Portanto, formando professores para as áreas fundamentais do ensino básico”, frisou Mercadante, para quem a UFSB tem mostrado inovação em áreas como medicina.

“Nós temos muita segurança de que essa universidade vai fazer história entre as universidades brasileiras”, afirmou o ministro.
O complexo de 232 mil m² onde está o Campus Sosígenes Costa é dividido em pavilhão de feiras, pórtico, pavilhão de convenções, restaurante e área administrativa.

Humanidades – Além de inaugurar o novo campus, Aloizio Mercadante aproveitou para assinar ordem de serviço para a construção do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, também da UFSB, em Itabuna. A previsão de entrega do prédio é em 2017 e são estimados R$ 17 milhões em investimento. O instituto vai atender 4.800 alunos.

A UFSB, criada pela lei 12.818, de 5 de agosto de 2013, é composta de três campi – um em Itabuna, onde fica a sede, outro no município de Teixeira de Freitas e o de Porto Seguro. São oferecidos 12 cursos distribuídos nas três unidades. A universidade mantém, ainda, os colégios universitários da Rede Anísio Teixeira (Cuni) nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Coaraci, Ibicaraí, Porto Seguro, Cabrália, Teixeira de Freitas e Itamaraju.

MEC Assessoria de Comunicação Social