Em entrevista coletiva concedida neste sábado, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, destacou que o processo seletivo contou com candidatos de 14 estados brasileiros, sendo a maioria do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Entre os vestibulandos, o público feminino atingiu 62% e o masculino 38%, enquanto que a faixa etária predominante foi de 17 a 20 anos (73%). “Tivemos um candidato treineiro de 13 anos e outro de 68 anos de idade”, revelou Carmen. O índice de abstenção foi de 14%.
A reitora ressaltou também que este vestibular atraiu um número menor de candidatos com relação aos anteriores, realizados no mesmo período. “A diminuição está ligada à suspensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e à atual crise econômica enfrentada pela sociedade brasileira”, apontou. No entanto, a universidade não deixará de prezar pela qualidade do ensino. “Mais da metade dos vestibulandos procura a Unisc pela qualidade, e isso é fator de motivação para todos nós”, enfatizou.
Segundo o pró-reitor de Graduação, Elenor José Schneider, os temas da redação foram Política e politicária, Estratégias de alienação da sociedade contemporânea e Solidariedade. O listão dos aprovados será disponibilizado no dia 1º de dezembro, a partir das 20 horas, no site da Unisc e para os veículos de comunicação.
Processo seletivo para Medicina será diferenciado em 2016
Durante a entrevista coletiva, a reitora anunciou a nova metodologia híbrida que será aplicada no processo seletivo somente do curso de Medicina, a partir do Vestibular de Inverno de 2016. Segundo Carmen, a universidade utilizará, conforme os critérios da própria instituição, a nota da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos candidatos, exceto a da redação, que será realizada presencialmente na Unisc.
“A ideia é aprimorar o processo de ingresso dos candidatos ao curso de Medicina. O diferencial é que manteremos a realização da redação na Unisc, em um de seus cinco campi, o que não acontece em outras instituições, que aproveitam, inclusive, a nota da redação no processo seletivo. Além disso, 97% dos candidatos ao curso de Medicina já realizaram o Enem, o que não será um problema”, explicou a reitora. A nova metodologia visa manter o grande fluxo de visitantes atraídos pelo vestibular, sem reduzir a movimentação no comércio de Santa Cruz do Sul.