Além da Sessão Solene, será realizado um Ciclo de Palestra com o tema: "Papel da Agronomia: Passado, Presente e Futuro". As atividades serão no mesmo dia e local, a partir das 14h30. Cinco palestrantes irão falar no evento. O professor João Carlos Bespalhok Filho, atual coordenador do curso, abre o seminário abordando "A importância do curso de Agronomia da UFPR no contexto nacional". Em seguida, a aluna Catherine Machulek, presidente da Semear Consultoria Jr. (empresa júnior do curso), vai falar sobre "O jovem e seu papel na Agronomia e na agricultura brasileira".
Às 15h30, o engenheiro agrônomo da Emater-PR Joaquim Carlos Thomas vai abordar "Agricultura do Paraná - Visão de Futuro: Desafios e Oportunidades". A seguir o professor Jeferson Dieckow, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, faz palestra com o tema "Solos, recurso não renovável: papel técnico e político dos Engenheiros Agrônomos na Conservação para a Sustentabilidade da Agricultura Brasileira. Encerrando o seminário, o diretor presidente do IAPAR, Florindo Dalberto, apresentará "O IAPAR, a Agronomia/UFPR e a história recente da pesquisa agropecuária do Paraná". O seminário está previsto para terminar às 17h30.
Sobre o Curso de Agronomia da UFPR
Em 1915, com o início das aulas da primeira turma, nascia o curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná, a UFPR. Com a formatura da primeira turma em 1918, estava institucionalizado o primeiro curso de Agronomia do estado do Paraná, à época Escola Agronômica do Paraná, um dos primeiros do Brasil.
Nos seus 100 anos de existência (até agosto/2015), o curso de Agronomia da UFPR já formou 4.392 engenheiros agrônomos. Os engenheiros agrônomos egressos do curso têm ajudado a fazer do estado do Paraná e do Brasil um dos principais celeiros agrícolas do mundo. Dos seus bancos escolares saíram profissionais que brilharam e brilham no cenário estadual e nacional.
São profissionais que ajudaram a fundar instituições de pesquisa como o IAPAR e a EMBRAPA. Outros têm se destacado na área empresarial, como excelentes produtores rurais, como proprietários de importantes agroindústrias. Que dizer da área política, onde ex-alunos do curso que se tornaram prefeitos, governadores, secretários de Estado, deputados, senadores e ministros.
Como ponto de destaque, está o reflexo na sociedade dos princípios que regem o curso de Agronomia da UFPR. Nestes 100 anos de existência, o curso sempre primou pela qualidade, colhendo como principal fruto o reconhecimento da comunidade. Em 2014 o curso ficou entre os 10 melhores cursos de Agronomia no ranking RUF da Folha de São Paulo, tendo agora, em 2015, obtido 5 estrelas no Guia do Estudante da Editora Abril.
Além disso, o curso de Agronomia/UFPR foi acreditado em 2012 pelo Arcu Sur (El Sistema de Acreditación Regional de Carreras Universitarias do MERCOSUR) e que tem nota 4 (quatro) no ENADE. Comemorando um século de história, o curso de Agronomia da UFPR se renova. Em 2015 um novo currículo passou a ser implantado, com novas áreas e disciplinas sendo criadas, mostrando que se orgulha de seu passado, mas trabalha a cada dia voltada para o futuro.