Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
enem logoOs portões dos locais para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio foram fechados às 13 horas de Brasília. Hoje os candidatos farão provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. Cada prova tem 45 questões e duração de 4 horas e 30 minutos. São esperados 7,7 milhões de participantes do exame que dá acesso à universidade pública. Katiane Sousa, 30 anos, fez seu primeiro Enem em 2005. Este ano ela espera obter uma boa nota para cursar pedagogia na Universidade de Brasília. “Este ano estou mais preparada, venho estudando para o Enem desde janeiro do ano passado”, explicou. Estudante de escola pública, Katiane espera uma prova cansativa. “A gente sempre espera o Enem com textos longos. Este ano quero conseguir fazer uma boa prova de espanhol e ir bem na redação”, disse.

Tentando uma vaga em relações internacionais, Ian Álvares, 17, faz o Enem pela primeira vez. Aluno do terceiro ano do ensino médio de uma escola particular de Brasília, Ian está confiante para o primeiro dia de provas. “Nas provas de hoje eu tenho mais facilidade, amanhã vai ser mais difícil porque tem matemática e a redação”, afirmou.

Não são apenas os participantes que se envolvem no Enem. Elvira Rocha trouxe a filha, Ingrid, do distrito de Girassol, no município goiano de Cocalzinho de Goiás, para fazer a prova em Brasília. De acordo com a mãe, o Enem mobilizou toda a família para que Ingrid pudesse concorrer a uma vaga de pedagogia. “Venho com ela hoje (sábado) e amanhã (domingo), a gente dá todo apoio e ela é muito estudiosa. Vai ser a primeira da família a ir para universidade. É o sonho da gente”, explicou.

As provas do Enem continuam neste domingo, 25, quando os participantes farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Acesso – O Enem é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação. Com a nota obtida no Enem, o estudante pode tentar uma vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.