Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
USP logoA USP foi considerada, pela quarta vez consecutiva, como a melhor Universidade do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, no último dia 14 de setembro. Criado em 2012, o RUF avalia 192 universidades brasileiras, 97 públicas e 95 privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa acadêmica, qualidade de ensino, avaliação do mercado de trabalho, internacionalização e inovação.
Desses cinco indicadores, a USP lidera em três – Pesquisa, Mercado e Inovação. No item qualidade de ensino, a USP obteve 29,96 pontos (do total de 32 pontos) e, em internacionalização, 3,71 pontos (do total de 4). Na soma geral de todos os critérios, a Universidade obteve 96,94 dos 100 pontos possíveis.

“A USP é a mais importante instituição pública de ensino e pesquisa no mundo ibero-americano e sempre está entre as 250 melhores do mundo, ou seja, dentro da faixa de 1,5% das melhores instituições globais. Desenvolve pesquisas pioneiras e com grande relevância social e econômica, seus cursos de graduação e de pós-graduação são reconhecidos como os melhores do país, sendo uma das instituições que mais investe em inovação no cenário brasileiro. Apesar de oscilações anuais, que são comuns com as abordagens semiquantitativas dos rankings, os bons resultados vêm se repetindo nas diferentes e independentes classificações”, considera o reitor Marco Antonio Zago.

O segundo lugar ficou com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a terceira colocação, com Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em quarto lugar e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em sexto.

Além do ranking geral de universidades, também foi divulgada a classificação dos 40 melhores cursos de Graduação do país. Nesse quesito, a USP teve um aumento no número de cursos mais bem classificados, passando de 20 para 29. Além disso, sete cursos ficaram em segundo lugar e um deles não foi classificado. A USP não oferece dois dos cursos avaliados: Moda e Serviço Social.

A lista completa das universidades pode ser consultada na página do ranking.

Da Assessoria de Imprensa da Reitoria USP