Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
fies logoA reportagem sobre as renovações de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) apresentada no programa Bom Dia, Brasil desta segunda-feira, 27, contém incorreções. A fim de fornecer aos estudantes e à sociedade as informações corretas sobre o material divulgado pelo telejornal da Rede Globo, o Ministério da Educação afirma:

1. Não existem “200 mil contratos” do Fies que deixaram de ser renovados. Conforme informado à emissora, o balanço final será apresentado no decorrer desta semana, já que o prazo para renovação se encerrou no dia 15 último. O MEC reafirma, porém, que os levantamentos preliminares apresentam um número inferior a 100 mil.

2. A reportagem afirma: “Mesmo os que tiveram o seu contrato renovado terão de pagar juros mais altos”. Essa informação não é correta. A mudança na taxa de juros só vale para os novos contratos, que serão firmados a partir do segundo semestre deste ano.

3. O sistema on-line de renovação do Fies, aberto desde o dia 31 de janeiro, apresentou problemas técnicos no período de 23 de janeiro a 7 de março último. Tais falhas foram solucionadas, e o sistema vem funcionando perfeitamente desde 8 de março, o que permitiu o aditamento de mais de 1,8 milhão de contratos.

4. Por fim, o MEC reforça: todos os estudantes que já estão no Fies e que, por alguma razão, não realizaram o aditamento referente ao primeiro semestre de 2015 podem fazê-lo durante o período de renovação do segundo semestre, que terá início em 3 de agosto.

MEC Assessoria de Comunicação Social