Ao todo, foram classificadas 98 instituições, com 18 delas contempladas com os recursos no total de R$ 20 milhões para executar seus planos de cultura. Pelo critério de seleção, estabelecido no edital, seriam contempladas instituições em todas as regiões do País, a fim de garantir a inserção do programa nos diferentes territórios de atuação das universidades e institutos tecnológicos federais.
“Somos a única instituição aprovada na Bahia e contemplada com recursos na ordem de R$ 1.117.000,00. Estamos muito felizes e cheios de expectativa para a execução do nosso plano de cultura”, disse a professora Daniele Canedo, em nome da comissão executiva do plano na UFRB.
O repasse dos recursos será efetuado em duas parcelas, sendo a primeira prevista para o segundo semestre deste ano e a segunda, para 2016. “Temos um grande desafio pela frente para executar um plano democrático, diverso e inclusivo. Agradecemos todo o apoio e confiança da comunidade acadêmica”, completou Daniele.
O Programa Mais Cultura nas Universidades tem como objetivo apoiar atividades realizadas em escolas públicas, e ações de criação e fomento de rádios e tevês universitárias, produção de festivais culturais universitários, criação de grupos de pesquisa e de novos cursos de pós-graduação em temas ligados à cultura, criação de museus para preservação da história das universidades e a reestruturação e compra de equipamentos para espaços de ensino e pesquisa já existentes.
O Programa foi lançado no final do ano passado e teve inscrições abertas até o dia 23 de março. Suas ações serão desenvolvidas ao longo de 12 a 24 meses, trabalhando com um ou mais dos seguintes eixos temáticos: Educação Básica; Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Arte e Cultura Digital; Diversidade Artístico-Cultural; Produção e Difusão das Artes e Linguagens; Economia Criativa, Empreendedorismo Artístico e Inovação Cultural; Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação; e Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural.
Com informações da ASCOM/Ministério da Cultura