A natação conta ainda com mais quatro atletas na competição que vai de 3 a 14 de julho: Andreas Mickosz, nos 200 peito; Raphael Rodrigues, nos 50 e 100 peito; Pedro Henrique Cardona, nos 100 peito; e Felipe Monni, nos 50 e 200 peito.
Influenciado pelo irmão mais velho Felipe Martins, nadador profissional, Henrique, aluno de Turismo da UnisulVirtual, deu as primeiras braçadas pra valer aos 11 anos. Hoje, com 23, ele é uma das esperanças do Brasil para conquistar nova medalha no segundo maior evento poliesportivo do mundo. “É muito bom poder voltar ao Mundial Universitário, onde já fui vice-campeão. Tenho grandes expectativas para a competição, pois é de altíssimo nível e tem uma organização muito próxima das Olimpíadas”, destaca o atleta, que competirá nos 50 e 100 borboleta.
As atividades da natação na Universíade Gwangju 2015 começam no dia 4 e vão até o dia 11 de julho. As provas serão realizadas no Centro Aquática da Universidade Internacional de Nambu.
O professor Carlos Camargo também é o técnico da equipe de natação do Complexo Aquático da Unidade Pedra Branca. Na Universíade ele atuará como diretor técnico da Confederação Brasileira de Desporto Universitário. “Chegamos aqui na Coreia com a melhor equipe universitária de natação do Brasil”, acredita Carlão.
Sobre a Universíade: É considerada os Jogos Olímpicos universitários, sendo o segundo maior evento poliesportivo do mundo. O campeonato reúne a cada dois anos mais de 10 mil participantes, de 170 países, em mais de 20 modalidades. A competição é organizada pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), entidade responsável pelas competições universitárias oficiais ao redor do mundo. Além disso, a Universíade é sempre valorizada por ser uma competição que antecipa muitos dos medalhistas olímpicos. Segundo pesquisa da FISU, 48% dos medalhistas em Olimpíadas já conquistaram medalhas em universíades.
Sobre a CBDU: A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é uma entidade que regulamenta o desporto universitário no Brasil. Ela organiza anualmente os eventos esportivos universitários mais importantes do Brasil, como os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e a LDU, que contam com mais de 50 mil atletas universitários. Além disso, a CBDU representa o Brasil nos campeonatos internacionais universitários da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), da qual é também fundadora.