Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Com o objetivo de promover o intercâmbio entre pesquisadores da aérea de projetos de aeronaves do Brasil e da Suécia, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (POSMEC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu entre os dias 6 e 11 de abril o professor Johan Ölvander, diretor da Divisão de Projetos de Máquinas da Universidade de Linköping (LiU), e a doutoranda Cristina Johansson, também da LiU.
Eles participaram de visitas técnicas aos laboratórios ligados ao Departamento de Engenharia da UFSC e tiveram reuniões para discutir metodologias e resultados de pesquisas no âmbito da aviação.

O intercâmbio é promovido pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb) e possibilita que estudantes do POSMEC façam doutorado sanduíche na Suécia, assim como recebe pesquisadores daquele país. Com essa troca de experiências, é possível estabelecer networking para futuros projetos, além de integrar as pesquisas dos dois países na área de desenvolvimento de aeronaves.

Durante a visita ao POSMEC, Johan Ölvander destacou a importância da parceria tanto do ponto de vista técnico, quanto social. “Eu acredito que ambos podemos nos beneficiar um com o outro em uma perspectiva tecnológica, mas também em uma perspectiva social, porque Engenharia tem muito a ver com se comunicar com outros engenheiros que têm experiências diferentes. Então, é bom saber como as coisas funcionam em diferentes empresas e em diferentes países.”

O professor e a doutoranda da Suécia visitaram, durante a semana em que estiveram no POSMEC, o Laboratório de Robótica, o Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos e o Laboratório de Vibrações e Acústica. “Nós visitamos vários laboratórios, vários professores e eu acredito que a gente viu técnicas diferentes que podemos levar de volta para casa conosco. Vimos pesquisas nobres, que podem ser úteis para ambas as universidades e para as empresas com as quais colaboramos, considerando capacidade de produção, hidráulica, medição e robótica, por exemplo. Também vimos muitos estudantes motivados. E eles parecem ansiosos para ir a Suécia nos visitar também”, afirmou Johan Ölvander.

O coordenador do Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos da UFSC, professor Victor De Negri, enfatizou que a Suécia tem desenvolvimento tecnológico muito forte no âmbito da aviação e que a parceria fortalece as pesquisas que começaram a ser desenvolvidas no POSMEC. “A percepção do grupo é que há pesquisas muito similares aqui com a que se têm em outros países, como a Suécia. O intercâmbio entre pesquisadores possibilita a tomada de decisões conjuntas na área e a adoção de novos temas de interesse.”

A parceria da UFSC com universidades suecas começou no ano de 2011, a partir da estruturação do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb). O centro tem como meta difundir a colaboração entre os pesquisadores dos dois países e aproximar a academia da indústria no desenvolvimento de inovação para o setor aeronáutico.

Assista ao vídeo e veja mais detalhes sobre a visita: https://www.youtube.com/watch?v=_RWWyWJMsCM&feature=youtu.be

Sobre o POSMEC

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (POSMEC) da UFSC conta um corpo docente de mais de 50 doutores, distribuídos em 20 laboratórios e atuando em seis grandes áreas de concentração: análise e projeto mecânico; engenharia e ciências térmicas; fabricação; metrologia e instrumentação; projetos de sistemas mecânicos; vibrações e acústica.

Até maio de 2014, o POSMEC formou 348 doutores e 1200 mestres em Engenharia Mecânica. No triênio 2007-2009, o programa conquistou o conceito 7 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nota máxima considerada de excelência internacional que foi mantida na última avaliação, referente ao período de 2010-2012.