
Conforme o professor da UPF, João Carlos Tedesco, que viabilizou o convênio, a parceria se deu justamente quando o tema das migrações internacionais, em particular de senegaleses no centro-norte do Rio Grande do Sul, está sendo amplamente debatido. “Essa realidade permite, principalmente para as áreas de História e Ciências Sociais, a viabilidade de alguns intercâmbios, contatos, participação em seminários e produção de conhecimento entre professores e pesquisadores de ambas as universidades”, afirma o professor.
O convênio, segundo ele, pode estreitar relações e viabilizar atividades, especialmente entre o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UPF com cursos de pós-graduação na mesma área da UCAD. De acordo com Tedesco, algumas atividades entre as instituições já estão sendo desenvolvidas, principalmente no envio de materiais sobre a história do Senegal, sobre os fluxos emigratórios do país e sobre a imigração de senegaleses no Brasil.
Para o mês de outubro, está programado um seminário, que será realizado na Universidade de Caxias do Sul sobre o tema dos senegaleses no Brasil. O encontro foi projetado a partir de um projeto de pesquisa interinstitucional entre a UPF, a UCS e a Universidade Federal de Santa Maria, do qual o professor João Carlos Tedesco participa. No evento, haverá participação de professores da UCAD que pesquisam sobre o tema. “Professores do projeto interinstitucional já estiveram no Senegal para contatos com pesquisadores sobre o tema das migrações, busca de referenciais bibliográficos e pesquisa de campo junto a famílias no Senegal que têm algum imigrante em Passo Fundo e Caxias do Sul”, comenta o professor pesquisador.