Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Roma TreComo diz o ditado, quem tem boca vai a Roma. Para a Universidade de Passo Fundo (UPF), quem tem bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua italiana e estiver inscrito no Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional (PIAC), também pode ir a Roma. Por meio de uma parceria de cooperação internacional, a Università degli studi Roma Tre é um dos 13 destinos que o Programa de Intercâmbio disponibiliza aos acadêmicos da UPF.
A capital italiana foi o destino escolhido pelo acadêmico do curso de Direito da UPF Campus Casca, Guilherme Gregianin, que está no país aprofundando seus conhecimentos.

A Universidade de Roma Tre foi fundada em 1992. A universidade "mais jovem" de Roma tem cerca de 40 mil alunos. Atualmente, em seus diferentes departamentos, oferece cursos de graduação licenciatura e mestrado, cursos de especialização, doutorado escolas, doutorado e escolas de especialização nas áreas de arquitetura, economia, filosofia, comunicação e entretenimento, jurisprudência, engenharia, línguas - literatura e culturas estrangeiras, matemática e física, ciências, ciências da educação, ciência política, ciências de gestão e humanidades.

Intercâmbio acadêmico
Oferecido por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), o PIAC seleciona estudantes de cursos de graduação da UPF, matriculados em cursos de todas as áreas, para participar de intercâmbio acadêmico de um ou dois semestres em 13 instituições de ensino estrangeiras. Para inscrever-se, o acadêmico deve preencher o formulário de inscrição disponível no site da UPF, no link Intercâmbio Acadêmico, e protocolá-lo na Central de Atendimento ao Aluno até o dia 20 de abril. Na inscrição, é preciso entregar os documentos listados no edital. Em lista disponível no mesmo endereço, os interessados podem visualizar os países, as universidades parceiras e os cursos ofertados por cada uma delas.

A seleção dos alunos será feita pela AAII, tendo como base a documentação solicitada, a excelência acadêmica do candidato e a análise do plano de ação. A UPF ainda oferece uma bolsa de intercâmbio, que custeia as despesas de mensalidades durante a permanência do acadêmico na instituição estrangeira. No período, há isenção do pagamento das mensalidades na UPF. Os alunos selecionados devem participar de entrevista no dia 23 de abril e, no dia 28 de abril, será divulgada a lista dos pré-selecionados. As atividades no exterior devem ter início entre agosto e setembro deste ano.

O edital do programa está disponível no site da UPF, link Editais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8117 e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..