Marcos ainda obteve bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) para o projeto.
Intitulado “Estimativa Eletrônica da Qualidade da Carcaça Suína e Suas Relações na Produção de Cortes destinados ao Mercado de Carne Fresca” o trabalho tinha como prpoposta avaliar o rendimento de carne das carcaças de suínos e comparar com os principais sistemas de medição e tipificação, para assim obter dados que esclareçam produtores e frigoríficos sobre custos e qualidade das carnes.
Longas viagens para o sul do Brasil, que dificultaram seu acompanhamento do curso, e o manuseio de equipamentos de grande valor foram os maiores desafios que teve durante o processo antes da apresentação no evento.
“A grande importância do congresso é sua relação com a área cientifica. Deste evento surgem inovações e melhorias para os setores agrícola e agropecuário”, ressalta.
ORIENTAÇÃO
Orientado por um pesquisador do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), onde também faz estágio, Marcos destaca a importância que suas professoras, Patrícia Moraes e Ângela K. Correia, tiveram no desenvolvimento do projeto. Agora, ele pretende se aprofundar em pesquisa científica: “Estou desenvolvendo outro projeto, dessa vez sobre ovinos, com bolsa Pibic, que apresentarei no 9º congresso em 2015”.
Texto: Serjey Martins
Unimep Assessoria de Imprensa