Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Patricia ViannaCom objetivo de fomentar e difundir soluções tecnológicas educacionais, a coordenadora do Centro de Educação a Distância do Cesuca (Ceadces) e do Programa de Pós-Graduação, professora Patrícia Vianna, foi indicada por representantes da Google no Brasil para fazer parte do Grupo de Educadores Google (GEGs).
Os GEGs são comunidades de educadores que aprendem, compartilham e inspiram uns aos outros para atender às necessidades dos alunos por meio de soluções tecnológicas, dentro e fora da sala de aula. “Aprenda, Compartilhe, Inspire e Capacite”! Essas quatro palavras representam a essência dos GEGs. Os educadores criam relacionamentos com outros professores e desenvolvem habilidades necessárias para usar tecnologias abertas com objetivo de educar os alunos da melhor forma.

O Google acredita que a melhor inspiração para educadores são outros educadores. Foi por isso que o Google ajudou a iniciar uma comunidade de educadores apaixonados pelo que fazem que leva os benefícios da tecnologia a escolas, salas de aula e comunidades de todo o mundo.

A ideia, conforme Patrícia Vianna é criar eventos para divulgar ferramentas tecnológicas como soluções eficazes em métodos de ensino e aprendizagem. “Queremos convidar e integrar escolas da rede estadual e privadas nessas atividades. Vamos selecionar educadores do município, especialmente da educação básica a fim de inseri-los neste processo”, destacou.

A educadora é a segunda líder do estado do Rio Grande do Sul. “Cada município pode ter um líder. Já existe em Porto Alegre. E, em Cachoeirinha sou a líder que representa a cidade”, explicou.

Os GEGs oferecem uma plataforma para os educadores colaborarem uns com os outros, permitindo que eles troquem ideias e ajudem colegas a atender melhor às necessidades dos alunos com soluções do Google. As atividades do GEG acontecem on-line e off-line. Os GEGs on-line são um espaço onde os educadores podem discutir juntos e conhecer uns aos outros por meio do Google+. Eventos e workshops off-line e locais são uma forma de aprendizado e compartilhamento presencial.

Qualquer pessoa pode participar do GEG: diretores, administradores de escolas, professores, alunos ou pessoas interessadas em usar os produtos do Google para ajudar as pessoas a aprender. Cada grupo é organizado por um voluntário local (líder do GEG) e é totalmente independente do Google enquanto corporação.

O Líder Educacional também deverá participar de formações no Complexo de Silício, na Califórina, nos Estados Unidos (EUA).