Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
germania bandieraO reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rangel Junior, recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira (9), o professor Elmar-Laurent Borgmann, da Universidade de Ciências Aplicadas, da região de Koblenz, na Alemanha. Na oportunidade foi estabelecido um acordo de cooperação internacional entre a UEPB e a Universidade de Koblenz visando intercâmbio de professores e alunos da Graduação e da Pós-graduação de ambas as instituições.
Ainda este ano alunos do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade, do curso de Comunicação Social e de outros cursos da Instituição poderão fazer intercâmbio na Alemanha através desse convênio "guarda-chuva", que também foi assinado, nos mesmos termos, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A reunião teve ainda a participação dos professores Antonio Carlos, pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e coordenador do Programa em Literatura e Interculturalidade da UEPB, Marcelo Barros, coordenador do projeto Clipcult do Departamento de Sistemas e Computação da UFCG, Antão Moura, do Departamento de Sistemas e Computação da UFCG, e o professor Fernando Firmino, coordenador do projeto Repórter Junino da UEPB.

O reitor Rangel Junior destacou a importância do convênio que irá acrescentar na formação e especialização de alunos e professores da UEPB. "Este acordo de cooperação que celebramos hoje com o professor Laurent Borgmann é de suma importância para a nossa intenção de internacionalização das ações da UEPB, além de permitir que recebamos ou enviamos alunos e professores através de intercâmbio com a Alemanha. Isto fortalecerá tanto a Graduação quanto a Pós-graduação de modo que o ensino, a extensão e a pesquisa abram novos horizontes como tem ocorrido com outras parcerias internacionais que a UEPB vem participando", disse.

O professor Elmar-Laurent Borgmann afirmou durante a reunião que existe um interesse muito grande em expor os projetos da UEPB como o Repórter Junino, o Gente Nossa e a revista Xique Xique na Alemanha, uma vez que esses estudos apontam diversas peculiaridades genuínas do Estado. "É muito envolvente a participação dos alunos e professores aqui da Universidade Estadual da Paraíba em projetos culturais. Nos interessa muito mostrar na Alemanha esses trabalhos, pesquisas e as peculiaridades culturais paraibanas", acrescentou o professor Borgmann.

O coordenador do projeto Repórter Junino, Fernando Firmino, reforçou os ganhos que os alunos poderão ganhar com a parceria. "Considero fundamental essa parceria internacional. Muitos dos nossos alunos de projetos como projeto Repórter Junino, Gente Nossa e da revista Xique Xique, entre outros, poderão ampliar a visibilidade desses projetos e, ao mesmo tempo, a formação acadêmica através de intercâmbio. O professor Laurent Borgmann conheceu essa semana esses projetos e demonstrou muito interesse nas temáticas e desejo de ampliar as interações entre sua universidade e UEPB e UFCG”, afirmou.