Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Leopoldo de MeisO pesquisador Leopoldo de Meis, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), morreu no domingo (07/12), aos 76 anos. Nascido no Egito em 1938, passou parte da infância na Itália e veio ainda criança para o Brasil, onde se naturalizou brasileiro. Formado em Medicina pela UFRJ, era, desde 1978, professor titular de Bioquímica na universidade, onde fundou o Instituto de Bioquímica Médica que leva o seu nome.
Além de atuar na área de bioquímica celular, em linhas de pesquisa como mecanismos de transdução de energia em sistemas biológicos e transporte ativo de íons, dedicou-se à área de Educação para Ciência. Criou cursos de férias na UFRJ, voltados a jovens de baixa renda.

De Meis publicou 205 trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais e foi autor ou coautor de 13 livros, entre eles Ciência, Educação e o Conflito Humano-Tecnológico (Senac São Paulo/2006).

Entre outros prêmios, recebeu, em 1995, a Ordem Nacional do Mérito Científico, Classe Grã Cruz e, em 2008, foi o vencedor do prêmio Conrado Wessel.

De Meis deixou a mulher, a professora Vivian Rumjanek, quatro filhos e seis netos.

Agência FAPESP