
As cerimônias de acreditação acontecem no Instituto de Química da Unicamp, dia 17/10, às 10h, e no dia 20/10, às 14h, no Instituto de Química Campos do Vale, da UFRGS.
Com este anúncio, as comunidades de ambas as universidades brasileiras juntam-se aos cerca de 50 mil membros da RSC, publicadora de um portifólio editorial de conhecimento científico que abrange todo o mundo. Estarão presentes a gerente de desenvolvimentos de projetos da RSC para a América Latina, Dra. Helen Driver; a gerente da RSC no Brasil, Dra. Elizabeth Magalhães; o cônsul-honorário em Campinas, Pierre Coudry; a cônsul-honorária em Porto Alegre, Denise Pellin; reitores, pró-reitores, professores e alunos, além de autoridades da região de Campinas e Porto Alegre, respectivamente. As cerimônias concluem um processo de avaliação dos cursos quanto a conteúdo, contato com pesquisa de ponta, oportunidades e interação entre alunos e professores, além de condições de aprendizado e trabalho.
Qualidade reconhecida
A acreditação pela RSC significa o reconhecimento do padrão de excelência desses cursos, que terão seus alunos e pesquisas avalizados e valorizados dentro e fora do Brasil, facilitando a mobilidade de talentos e trazendo benefícios imediatos às instituições. A RSC acompanhará os cursos durante os próximos 5 anos e oferecerá a alunos e professores maior valorização e aconselhamento profissional, possibilidades de networking internacional e acesso a diversas ferramentas de capacitação e divulgação. “A acreditação das universidades indica uma nova forma de relacionamento e visão de futuro entre o Brasil e o Reino Unido, onde ser internacionalmente reconhecido mostra a intenção de trabalhar globalmente”, afirma Elizabeth Magalhães.
Num universo complexo e em constante mudança, a química e as ciências químicas são essenciais para o benefício da ciência e da humanidade na busca de soluções para alguns dos maiores desafios contemporâneos. Nesse contexto, a RSC tambem está empenhada em promover, apoiar e celebrar a inclusão e a diversidade.
Sobre a Royal Society of Chemistry
Oriunda da Chemical Society of London, a RSC é a sociedade profissional do Reino Unido para os cientistas e profissionais químicos, apoiando e representando seus membros de todo o mundo. A organização não possui fins lucrativos, mas uma visão internacional ambiciosa para o futuro. Para tanto, investe na educação das futuras gerações de cientistas, fomenta parcerias com a indústria e as universidades por meio da colaboração e inovação, possui portifólio editorial de publicações com conhecimento científico abrangente e aconselha governos sobre a política científica, promovendo talentos, informações e ideias que levam a grandes avanços na ciência.