Nesta edição, haverá a participação de 10 equipes mexicanas e a visitação de uma equipe norte-americana que transmitirá a competição ao vivo, pela internet. São 90 equipes e 350 robôs inscritos. “Esses números já representam o dobro da quantidade de participantes do ano passado. Nossa expectativa é de receber cerca de 900 competidores nos três dias de evento”, conta Paulo Lenz, fundador da RoboCore e ex-aluno da Mauá.
Outra novidade da competição neste ano é a categoria Desafio Inteligente Júnior, voltada para alunos do ensino fundamental e médio. “Nossa intenção é organizar a participação de um público mais jovem que já demonstra interesse em robótica”, explica Lenz.
Além de sediar o evento pela terceira vez, o Instituto Mauá de Tecnologia também competirá. “Nós somos a única equipe de uma instituição de ensino superior que competirá em todas as categorias. Isso se deve ao empenho de todos os alunos envolvidos. Atualmente a equipe é formada por cerca de 30 alunos de diferentes cursos. A Mauá estimula a participação de seus alunos e abre para a comunidade em forma de apoio ao evento, pois acredita que, dessa forma, estimulará o desenvolvimento dessa atividade. A competição é uma ótima oportunidade de testar ideias e aprender na prática”, conta o prof. Anderson Harayashiki Moreira, fundador e orientador da equipe Kimauánisso Robotics Team.
Modalidades
O Winter Challenge apresenta seis modalidades de competição:
Combate de Robôs - modalidade preferida pelo público, dividida nas categorias Beetleweight, Hobbyweight, Featherweight, Lightweight e Middleweight, com robôs radiocontrolados de até 55 kg. Em rounds de três minutos, os dois robôs disputam quem resiste mais aos ataques numa arena especialmente projetada, com uma dinâmica similar ao popular UFC.
Sumô de robôs - há quatro grupos distintos: mini-sumô com unidades de 500g autônomos, robôs radiocontrolados de até 3 kg, robôs autônomos de até 3 kg e robôs autônomos montados com Lego® de até 1 kg. Todos devem ser capazes de identificar o oponente e empurrá-lo para fora da arena.
Seguidor de Linha - os competidores devem seguir um trajeto identificado no chão de forma autônoma e no menor tempo.
Hockey - o time é composto por três robôs de 6,8Kg, autocontrolados. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols durante o tempo estabelecido.
Trekking – um robô autônomo deve ser capaz de encontrar marcos num campo aberto totalmente desconhecido no menor tempo possível.
Desafio Inteligente Júnior – esta modalidade é exclusivamente destinada aos alunos do ensino fundamental e médio com idade inferior a 18 anos. Nela, o robô autônomo deve identificar a cor da bola e transportá-la até o local com a cor correspondente num trajeto em linha. As quatro bolas são dispostas de maneira diferente a cada rodada e sairá vitorioso o robô que cumprir essa tarefa em menos tempo.
Evento: Winter Challenge 10.ª edição
Local: Instituto Mauá de Tecnologia – IMT (Praça Mauá, 1 – São Caetano do Sul)
Data: 18 a 20 de julho, das 10h às 20h, com intervalo das 13h às 14h, todos os dias.
Público: entrada gratuita
Mais informações: https://www.robocore.net/wcx