
Durante sua visita à Universidade, o ministro fará a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto da UFLA e do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal - LEMAF, no Departamento de Ciências Florestais – DCF/UFLA.
O ministro concederá entrevista coletiva às 16h30, no Salão de Convenções, antes da cerimônia. O ministro poderá apresentar dados e informações sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado no dia 26/7.
O homenageado
José Henrique Paim-Fernandes é fo! rmado em Ciências Econômicas (1991), com aperfeiçoamento em Instrumentação de Políticas Públicas Municipais, promovido pelo Pimes/Banco Mundial e realizado no Instituto Brasileiro de Administração Municipal (1993). Ocupou posições técnicas, de assessoramento e de conselheiro em empresas públicas e de sociedade de economia mista, entidades e órgãos públicos, associação de classe, entre outros.
Na administração pública da esfera municipal, foi Secretário de Captação de Recursos e Cooperação Internacional de Porto Alegre, e Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Porto Alegre. Na administração pública estadual, ocupou o cargo de Secretário da Coordenação e Planejamento do Estado do Rio Grande do Sul.
Na esfera federal, ocupou posições executivas, com destaque na Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, onde foi Subsecretário, e, em especial, no Ministé! rio da Educação - MEC, a partir de 2006, onde exerceu as funções de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e secretário-executivo. É palestrante, autor de publicações, tendo recebido diversas medalhas, certificados e títulos de homenagem. É professor licenciado do Centro Universitário La Salle Unilasalle. Como ministro da Educação, acaba de fazer o lançamento do Plano Nacional da Educação (PNE), que entre outras metas, estabelece a ampliação das verbas para a Educação, em 10 anos, correspondente a 10% do PIB.