Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unitau-logoCinco alunas da UNITAU (Universidade de Taubaté) estudarão, por um semestre, em faculdades da América Latina ou da Europa, por meio do Programa de Bolsas Ibero-Americanas, uma parceria com o Banco Santander. Quatro das cinco alunas participaram de uma reunião na tarde da última quarta-feira (25) com o Reitor da UNITAU, Prof. Dr. José Rui Camargo, para serem parabenizadas pelas vagas adquiridas.
Durante a cerimônia, as alunas contaram ao Reitor sobre suas expectativas para realizar o intercâmbio. A aluna do 3º semestre de Comércio Exterior Gabriela Faria Lobo de Aquino disse que a possibilidade de compartilhar o que vai aprender é um dos pontos altos da viagem. “Além de contribuir com o meu crescimento cultural e acadêmico, espero trazer conhecimentos para os meus colegas de sala”, explicou a estudante.

Além de Gabriela, as outras contempladas para o programa foram a também aluna do 3º semestre de Comércio Exterior, Aline Moniela Resende de Aguiar, a estudante de Relações Públicas, Beatriz Prado Leite, a aluna do 3º ano de Direito, Luiza Lima Minhoto, e Julia Lippi Moreira Monteiro, do 3º ano de Engenharia Civil.

O processo de escolha dos participantes, aberto para os estudantes de graduação, foi feito por meio do cálculo da média aritmética obtida pela soma da nota de um teste de espanhol, uma avaliação psicológica e as notas obtidas no último período do curso do estudante que almejava a vaga. As estudantes contempladas poderão escolher entre a Universidade de Sevilla, na Espanha, a Universidade Mayor, do Chile, e a Universidade Autônoma de Yucatán, no México.

Única a já escolher em qual Instituição irá estudar, Aline Moniela conta que optou pelo México pela grande bagagem cultural que o país pode oferecer. “O México é um país muito rico culturalmente e historicamente, e as pessoas são muito receptivas. Espero também melhorar meu espanhol.”

Para a Profa. Ma. Ana Beatriz Rodrigues Pelogia, coordenadora de Cooperação Internacional da UNITAU, esse tipo de intercâmbio é essencial para o aluno aprender a viver em um mundo com fronteiras cada vez menores. “Acredito que complementa a formação dos alunos, que é o objetivo maior de um convênio internacional, é poder oferecer para o aluno um contato com outra cultura, outra língua e formar no estudante a noção de ser um cidadão do mundo”, avaliou a professora.

Além do acordo entre as Universidades envolvidas para que as alunas estudem nas instituições, o Santander também contribuirá com uma bolsa-auxilio de três mil euros para cobrir custos como, por exemplo, transporte, hospedagem e alimentação, durante os seis meses de viagem. As alunas têm até julho de 2015 para escolher a Universidade e realizar o embarque.