
Ao meio-dia, o corpo será transladado para Colorado, cidade natal de Guareschi, e será velado na Paróquia São João Batista. O sepultamento será no mesmo município, às 17h.
Sentimento de pesar
Um sentimento de pesar se abateu sobre a comunidade acadêmica na manhã dessa terça-feira. A UPF e a comunidade passo-fundense e regional perdem uma das pessoas que mudou os rumos do desenvolvimento regional a partir de suas ações e do seu legado em prol da educação.
O envolvimento de Guareschi com a UPF começou ainda no final dos anos 1950. Em 1957, o então bispo da Diocese de Passo Fundo, Dom Cláudio Colling, designou Guareschi para ser professor da Faculdade de Filosofia, que seria parte, mais tarde, em 1967, da Universidade de Passo Fundo. Em 1961 foi escolhido diretor da faculdade, o que propiciou que se envolvesse cada vez mais na gestão da Universidade, chegando à Reitoria da Instituição nos anos de 1982 a 1998. Foi o primeiro presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo. Por sua incansável defesa e incentivo ao ensino na região e por sua dedicação à consolidação da UPF, Guareschi recebeu, em 2010, a maior homenagem que uma universidade pode conceder: o título de Doutor Honoris Causa da UPF.
O atual reitor da Instituição, José Carlos Carles de Souza, lamenta a perda e destaca o legado deixado por Guareschi. “Não tenho dúvidas de que Pe. Alcides foi um protagonista da história da UPF. Mais do que isso, é um dos ícones da educação na nossa região, um cidadão que dedicou décadas de sua vida a consolidar o ensino superior em Passo Fundo”, afirma, lembrando que mesmo após a aposentadoria, Guareschi sempre esteve presente na vida da Instituição, oferecendo sua experiência e contribuição, com os olhos voltados ao futuro.
Biografia
Elydo Alcides Guareschi nasceu em 26 de fevereiro de 1931, em Colorado (RS), filho de Guerino Guareschi e Oliva Pasinatto Guareschi. Iniciou os estudos primários em Linha Coati. Os ensinos fundamental e médio foram concluídos no Seminário Menor em Santa Maria (RS). No Seminário Central de Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo, cursou Filosofia e Teologia. É formado também em Direito. Em 1957 trabalhou como professor da Faculdade de Filosofia da UPF. No ano seguinte tornou-se professor da Escola Normal Osvaldo Cruz e do Ginásio Osvaldo Cruz. Em 1961, foi diretor da Faculdade de Filosofia e em 1966, nomeado cônego do Cabido Diocesano e Juiz do Tribunal Eclesiástico Regional. No ano de 1969, foi eleito vice-reitor da UPF e em 1982, reitor, tendo sido reeleito em 1985 e em 1990, permanecendo no cargo até 1998. No ano seguinte participou do
Colégio de Consultores e tornou-se coordenador do Tribunal Eclesiástico. Foi secretário da Educação de Passo Fundo no período de 2005 a 2008 e presidiu a Organização do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano. Recebeu os títulos de Educador Emérito, outorgado pelo Governo do Estado do RS e Cidadão Passo-Fundense, além de Doutor Honoris Causa pela UPF.
A história nos livros e na mídia
Além de protagonista, Guareschi foi o principal narrador da história de criação da UPF por meio de suas obras, entre elas, a coleção “O processo de construção da Universidade de Passo Fundo”, editada pela UPF Editora, “Universidade Comunitária – uma experiência inovadora” e “UPF, que horas são”, editados pela Aldeia Sul, e o mais recente capítulo do livro “Eu e a UPF – Memórias”, organizado por Ivaldino Tasca, também da Aldeia Sul.
A UPF, por sua vez, em seus meios de comunicação, homenageou Guareschi em diversas oportunidades. A Revista Universo UPF, em sua primeira edição, destacou na editoria Reconhecimento, página 24, “As lições de um homem da educação”. Confira a reportagem AQUI.
http://www.upf.br/download/revista-universo-01-junho-2012.pdf
Já o site comemorativo dos 45 anos da Instituição traz um depoimento especial. Confira no link http://www.upf.br/45anos/ex-reitores.php.