Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Já está disponível para consulta a lista de classificados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado da seleção poderá ser acessado no site do sistema por meio do link boletim do candidato, através da pesquisa pelo nome da instituição e curso ou, ainda, pelo telefone da Central de Atendimento do Ministério da Educação 0800-616161. Os selecionados nesta primeira chamada devem fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, conforme cronograma de atendimento específico para Juiz de Fora e para Governador Valadares.
As instruções para o procedimento estão disponíveis na página www.ufjf.br/cdara. O candidato selecionado em sua primeira opção deve ficar atento, porque terá apenas o primeiro período de matrículas para garantir sua vaga. Independentemente de efetuar ou não sua matrícula, ele não será convocado na chamada seguinte.

A UFJF registrou 59.747 inscrições no sistema, sendo 13.693 para o campus de Governador Valadares. O número considera até duas opções de curso e corresponde ao total de 43.713 candidatos. A maior concorrência em relação ao número de inscrições e o total de vagas foi pelos cursos de Fisioterapia, Direito – Noturno e Administração – Noturno, em Juiz de Fora. E, em Governados Valadares, Odontologia, Medicina e Fisioterapia.

Em Juiz de Fora, receberam o maior número de inscrições: Medicina (3.453), Direito – Noturno (2.620) e Psicologia (2.231). Para ser aprovado nesta primeira chamada para Medicina, no grupo C (ampla concorrência), o candidato precisou fazer 799 pontos no Enem. Já no Direito Noturno, o corte ficou em 751 e, em Psicologia 719 .

Outro destaque foi a demanda pelo novo curso de Medicina Veterinária, que ficou em nono lugar entre os mais procurados. Para o coordenador dos Programas de Graduação da UFJF, Fabiano Leal, o resultado já era aguardado. “Podemos dizer que o curso de Medicina Veterinária tem uma demanda reprimida na região. A opção na UFJF representa uma forma de descentralizar a tradição da Universidade Federal de Viçosa”.

Ainda sobre a lista de mais procurados, os cursos noturnos foram mais requisitados do que os diurnos. “A procura por esses cursos é geralmente feita por pessoas que trabalham durante o dia, e a UFJF garante uma boa oportunidade de estudar nesse turno”, analisa Leal.

Chamadas

O resultado da segunda chamada está previsto para 27 de janeiro, e a matrícula deve ser feita nos dias 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro. Mesmo efetuando a matrícula, o candidato aprovado em segunda chamada continua concorrendo na classificação para sua primeira opção de curso.

Lista de espera

O candidato que não for convocado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista de espera da UFJF, deve manifestar seu interesse no site do Sisu entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. A entrada na lista de espera é permitida apenas na primeira opção de vaga pela qual o estudante se candidatou. Havendo vaga disponível, a UFJF convocará os candidatos para realização das matrículas.

A lista será divulgada a partir do dia 11 de fevereiro, podendo figurar os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares, assim como os aprovados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula.

 A lista de espera do Sisu será utilizada prioritariamente pela UFJF para preencher as vagas eventualmente não ocupadas nas chamadas regulares.

Direito em Governador Valadares

O curso de Direito do campus de Governador Valadares não foi incluído no Sisu e abrirá inscrições no dia 16. A instituição usará como único critério de seleção a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Será considerada a soma das notas parciais obtida por cada candidato no exame, inclusive a nota da Redação.

São 70 vagas distribuídas em cinco grupos de acesso. Metade das cadeiras são para a ampla concorrência (C) e a outra metade para os cotistas (A, B, D e E). Para participar da seleção é preciso que o estudante interessado acesse o site www.vestibular.ufjf.br, leia atentamente o Roteiro de Instruções, preencha e envie o formulário que contém o Requerimento de Inscrição.

O procedimento deverá ser feito das 9h do dia 16 de janeiro até às 14h do dia 31 de janeiro. Durante este mesmo período é preciso imprimir o boleto bancário no valor de R$ 25, correspondente à taxa de inscrição, e efetuar o pagamento. A inscrição só é efetivada após a comprovação do pagamento.

Outras informações: http://www.sisu.mec.gov.br/