“Uma publicação na Revista Brasileira de Anestesiologia coloca a Unoeste junto a importantes instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais”, declara um dos profissionais envolvidos na operação, o pós-doutor e professor do curso de Medicina da Unoeste, Edmundo Pereira de Souza Neto. Segundo ele, a técnica anestésica feita foi embasada na literatura. “No nosso paciente, uma anestesia local do couro cabeludo e uma sedação proporcionaram conforto e relaxamento satisfatórios, permitindo a retirada do tumor sem danos ou déficits, com mobilização precoce do paciente e alta hospitalar sem intercorrências”, descreve.
O paciente ficou acordado durante a cirurgia, algo que é de suma importância para a medicina de Presidente Prudente, pois esse procedimento é realizado em grandes centros internacionais, mas, no Brasil, apenas alguns hospitais de ponta o aplicam. Conforme explica Souza Neto, quando se trata de cirurgia em regiões motoras, o mapeamento da área a ser retirada ajuda fundamentalmente na abordagem médica, uma vez que “o cirurgião tem que conhecer até onde pode ir, pois, qualquer erro poderia deixar o paciente sem movimento, por isso ele ficou acordado e, assim, os médicos puderam observar se a motricidade não estava sendo afetada”.
Também estão envolvidos no caso médico de sucesso os professores Dr. Antonio Fernandes Ferrari, Felipe Franco Pinheiro Gaia, José Francisco Cursino de Moura Junior e Paulo André Pinheiro Fernandes Ferrari, além dos médicos do grupo de anestesiologia do Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente, Caroline Moraes Tapajós, Daisy de Oliveira Pollon Junqueira e Nelson Davi Bolzania.