Neste ano, todas as universidades do Paraná e institutos de pesquisa apresentam tanto as suas competências, que são as áreas de pesquisa desenvolvidas na instituição, como os projetos já patenteados ou em processo de patente, que aguardam parcerias para serem levados ao mercado. A PUCPR, por exemplo, apresentará mais de 120 competências e 50 patentes. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) irá apresentar 205 patentes.
A programação ainda conta com palestras e rodadas de negócios entre empresários e pesquisadores, agendadas previamente de acordo com o interesse das empresas. Para participar, precisam se cadastrar tanto pesquisadores quanto empresários. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site http://www.inovatecparana.com.br.
No encerramento da Feira, que acontece no dia 18, a pesquisa mais inovadora receberá o Prêmio de Ciência e Tecnologia. Na mesma ocasião, será lançada a Lei de Inovação, que incentiva e facilita a integração dos pesquisadores da universidade com empresários.