Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unb logoA maior parte das provas do próximo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) será elaborada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília (UnB). Um consórcio entre o Cespe e a Fundação Cesgranrio vai cuidar da edição 2008 do exame que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação das universidades brasileiras.
“Geralmente o exame é realizado por três ou quatro instituições, mas, desta vez, nós fechamos o consórcio com apenas duas e apresentamos à licitação”, explica o professor Joaquim José Soares Neto, diretor do Cespe. Neste ano, o centro da UnB será responsável por 16 das 22 áreas aferidas.

RESPONSABILIDADE - Neto lembra que o Cespe nunca avaliou tantos cursos em uma mesma edição do Enade e destaca a responsabilidade que o centro da UnB assumiu ao dividir a elaboração das provas com a Fundação Cesgranrio. “É de uma importância muito grande caber à UnB avaliar os cursos de nível superior do Brasil todo”, ressalta.

Entre as áreas que ficaram sob a incumbência do Cespe estão as de Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Geografia, Letras, Matemática, além de alguns cursos de tecnologia. Até então, o centro da UnB tinha aferido apenas de quatro a oito cursos por edição. A elaboração das provas deve começar na próxima semana, ao fim das reuniões preliminares com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame.

UnB Agência