Para se candidatar à SWG o aluno deve ser brasileiro (ou naturalizado); estar matriculado regularmente em instituição de ensino superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras; ter sido classificado com, pelo menos, 600 pontos no Enem; possuir bom desempenho acadêmico e ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% da grade curricular do curso.
A duração das atividades no país estrangeiro varia de seis meses a um ano, sendo que neste último caso o estudante deve fazer um estágio obrigatório, além de cursar as disciplinas na instituição de destino.
As inscrições podem ser feitas de três diferentes maneiras. O estudante pode pode optar pelas chamadas públicas do CNPq, da Fapemig (até o último dia de abril) ou pelas quotas destinadas especificamente para a UFJF. As inscrições para a quota da Universidade vão até 15 de julho. Neste caso, além da instituição estrangeira, o aluno também seleciona o pesquisador com quem realizará suas atividades.