Cada cidade está discutindo um tema, entre eles, transporte, meio ambiente, emprego, segurança, tecnologias, cultura, tolerância, esporte, educação, moradia, empreendedorismo e saúde. O objetivo dos encontros é mobilizar legisladores, representantes de organizações não governamentais, artistas, esportistas, ambientalistas, profissionais liberais e intelectuais e identificar os principais desafios das cidades paulistas hoje e no futuro.
Em Sorocaba, o debate será sobre resíduos e meio ambiente. Um cortejo de maracatu percorrerá os Blocos da Cidade Universitária, chamando os alunos para participar. Haverá também exibição do filme "O Afeto que se encerra em nosso peito juvenil", debate sobre produção cultural universitária em rede e shows com bandas.
As atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados.
Sobre o Circuito UniverCidade
O evento teve início em 29 de março e prosseguirá até 15 de maio. Além de Sorocaba, fazem parte do roteiro São Paulo, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Campinas, Piracicaba, São Carlos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Marília e Presidente Prudente.
Após o diagnóstico sobre a realidade de cada município, será elaborado um documento final com as reivindicações do movimento estudantil paulista para as eleições municipais do segundo semestre, que será encaminhado aos candidatos a prefeito no estado.
O Circuito UniverCidade propõe que os jovens sejam colocados no centro das discussões sobre a sua cidade, entendendo que é no espaço público que a juventude afirma sua identidade, circula, se organiza em grupos, desenvolve projetos, compartilha ideias e soluções para o mundo à sua volta.
Informações: www.curcuitoueesp.org.br
PROGRAMAÇÃO
Local: Uniso - Cidade Universitária (Rodovia Raposo Tavares, KM 92,5)
8h – Debate Rio + 20
Convidados: Estudantes e docentes/Comunidade acadêmica
Auditório Central
9h – Maracatu
Convidados: Comunidade do Tambor
Bloco D
10h – Cinema: “O Afeto que se encerra em nosso peito juvenil”, de Sílvio Tendler. O filme conta a história da UNE e do movimento estudantil.
Auditório D
11h – Reunião do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE
Tema: “Cultura em Rede: Conexões Culturais no Brasil”
Convidados: UNE, CUCA da UNE, Pontos de Cultura, Fora do Eixo, Ação Griô, coletivos universitários e professores da instituição de ensino.
Auditório D
12h – Atividades culturais
Convidados: Quiçá Trio ( Bossa, samba) e Forró Euzébio (forró universitário)
Palco principal (entre o prédio administrativo e a biblioteca)
14h – Oficinas ao ar livre
Oficinas: Dobradura – Estética -
Em frente ao palco principal (entre o prédio administrativo e a biblioteca)
15h – Visitação NEAS – Núcleo de Estudos Ambientais da Uniso
17h – Workshop “Educação Ambiental Semeando Encanto”
Auditório Central
19h – Debate: Resíduos e meio ambiente
Auditório Central
20h – Atividade de encerramento do Circuito UniverCidade em Sorocaba com as bandas
Pindorama (Forró pé de serra, maracatu, ciranda e samba), Hai Kai (pop rock) e Elephant Club (samba, rap e reggae)
Palco principal (entre o prédio administrativo e a biblioteca)
Exposições
Tore – material reciclado e material orgânico;
Reciclayton – material reciclado;
Instalações – alunos da Uniso
CAAUUS
DESIGN
ARTE